Bard prepara função para criar bots personalizados e mais
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |
O Google pode lançar em breve novos recursos para o chatbot de IA Bard que podem facilitar a experiência de uso e proporcionar mais ferramentas para o público. As novidades foram descobertas em uma documentação escondida no site oficial do Bard pelo vazador Dylan Roussel e compartilhadas na rede social X (o antigo Twitter).
- Como funciona o Bard | Limitações e abordagem responsável
- Bard Advanced | Google deve lançar versão paga do chatbot de IA
Roussel destaca que nenhuma dessas ferramentas está disponível ainda e não há garantia que todos esses recursos serão realmente lançados pela companhia.
Novas funções no Bard
Entre as novidades descobertas por Dylan Roussel está uma função que poderá permitir que as pessoas criem seus próprios bots. A ferramenta tem o codinome “Motoko”, mas não mais detalhes sobre como será seu funcionamento.
Outro recurso é chamado de “Galeria” e deverá ser usada para explorar diferentes tópicos e mostrar o que você pode fazer com o Bard. Segundo Roussel, “quando esta página for pública, é provável que exiba exemplos de prompts sobre vários tópicos”.
O vazador descobriu ainda uma seção chamada “Tarefas”, mas que representa a maior incógnita entre as novidades. De acordo com o Roussel, pode ser que essa área seja dedicada a tarefas mais complexas, como gerar imagens, mas também pode ser que tenha objetivos bem diferentes.
Por fim, há ainda o desenvolvimento de uma função “Power Up”, que poderá melhorar os prompts de comando através de IA para expandir uma consulta no chatbot. Esse recurso deve facilitar o uso por pessoas que têm dificuldade em escrever bons comandos de texto ou não sabem como melhor descrever a solicitação.
Melhorias no Bard
Por enquanto, o Google não se pronunciou oficialmente sobre essas novidades — o que significa que também não há uma previsão de lançamento ao público. No entanto, a Big Tech parece comprometido no desenvolvimento de novas funções para o Bard. Nesta semana, um gerente de produto que trabalha com o chatbot pediu ajuda dos usuários do Reddit para saber o que as pessoas querem ver na IA.
Vale lembrar que no lançamento no ano passado, o Bard recebeu duras críticas devido aos casos de alucinação e o excesso de respostas incorretas. No final de 2023, o Google apresentou o modelo de linguagem Gemini, que passou a alimentar o chatbot com mais precisão.