Publicidade

GPT-5 não está sendo treinado, garante CEO da OpenAI

Por  | 

Compartilhe:
Bolivia Inteligente/Unsplash
Bolivia Inteligente/Unsplash

O GPT-5 vai ser lançado quando? Se depender de o presidente e cofundador da OpenAI Sam Altman, isso ainda vai demorar. Em uma palestra realizada no MIT, nos EUA, o executivo foi claro e direto ao afirmar que a companhia não treina um sucessor para o GPT-4.

“Não estamos [treinando o GPT-5] e não o faremos por algum tempo”, disse Altman ao responder uma pergunta sobre a carta de especialistas que pediram uma suspensão de seis meses no desenvolvimento de inteligência artificial generativas — o que inclui o GPT e tecnologias baseadas nele, como ChatGPT e Bing Chat.

A resposta de Altman dizia ainda que “é meio boba” a solicitação de interrupção na criação de novas IAs justamente porque o GPT-5 não estaria sendo desenvolvido, mas isso também não significa que o GPT-4, anunciado recentemente, está parado.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

“Estamos fazendo outras coisas em cima do GPT-4 que acho ter todos os tipos de problemas de segurança importantes de se abordar e ficaram de fora da carta”, mencionou o executivo sem entrar em detalhes sobre quais seriam essas “outras coisas”.

IA e ética

É possível acreditar que GPT-5 não está em desenvolvimento? Sim. Isso resolve as preocupações éticas ligadas às IAs generativas? Com certeza não. O GPT-4 já consegue se conectar à internet e mesmo que a “queridinha” das IAs parasse de funcionar completamente hoje, há uma série de gigantes mexendo nesse mesmo setor — Google, Amazon e Meta que o digam.

Isso significa que o problema é muito mais amplo e a solução para como evitar que esse tipo de programa faça mais mal do que bem à internet e às pessoas também precisa ser. Atualmente, EUA e China, por exemplo, já começam a se movimentar para regulamentar o setor; na Itália, o ChatGPT já foi banido, e tudo isso pode ser só um aperitivo do que vem por aí.