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Amazon cria plataforma para empresas criarem o próprio ChatGPT

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Abril de 2023 às 13h53

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MegiasD/Envato
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A Amazon entrou no mercado de inteligência artificial nesta quinta-feira (13), mas não com um chatbot próprio: a empresa agora oferece três modelos de linguagem através da Bedrock, plataforma da Amazon Web Services (AWS). As ferramentas permitirão que consumidores (incluindo empresas) criem bots próprios usando a tecnologia, poupando tempo de desenvolvimento de soluções próprias.

"Vários consumidores estão fortemente interessados em soluções com IA generativa", disse o CEO da AWS, Adam Selipksy. "Eu diria que na maioria das minhas conversas com clientes agora surgem perguntas sobre IA generativa, sendo a pergunta principal: 'Quando poderemos obter soluções que queremos?'", continuou.

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A Amazon, porém, não disputará diretamente com produtos finais como ChatGPT, Bing, ou Bard. A empresa trabalhará nos bastidores, aproveitando sua infraestrutura e base de clientes no mercado de serviços em cloud para viabilizar a criação de produtos avançados com IA — quase como um intermediário.

Bedrock na AWS

A Bedrock será uma plataforma da AWS que dará acesso a dois modelos de linguagem avançados das startups Anthropic e AI21, duas competidoras diretas do ChatGPT e Google Bard. Dois desses modelos são o Titan Text, que consegue gerar respostas a partir de prompts do usuário e o Text Embeddings, capaz de gerar representações matemáticas de um texto útil para traduções e buscas.

Além da dupla, o AWS também servirá como ponte para usar o Stable Diffusion, um modelo de IA capaz de gerar imagens com base em descrições em texto da Stability AI.

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"A Bedrock remove atritos significativos das empresas que implantam modelos generativos", disse o CEO da Stability AI, Emad Mostaque. "[A plataforma] é ideal para nossos modelos abertos que podem acessar facilmente os dados dos clientes", complementou.

Mais segurança para dados

A intermediação da AWS também servirá como uma camada de segurança para a interação com os modelos. Empresas que lidam com dados sensíveis (seguradoras e instuitições financeiras, por exemplo) precisam ter enorme preocupação com as informações que guardam, por isso não podem arriscar tê-las expostas por um produto com IA.

"É altamente improvável que exista um modelo que seja a resposta certa para todos os clientes e para todos os casos de uso", disse Selipsky. "Queremos oferecer opções e flexibilidade", complementou.

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Fonte: WIRED