Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Usuário cria clone incrível do Steam Deck com Ryzen 5 5600G

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Abril de 2024 às 18h05

Link copiado!

Reprodução/Raven0606, reddit
Reprodução/Raven0606, reddit

O usuário Raven0606, do Reddit, criou seu próprio clone do Steam Deck utilizando uma APU AMD Ryzen 5 5600G, em projeto DIY (Do-It-Yourself) impressionante. Para realizar o feito, ele utilizou uma placa-mãe mini-ITX ASRock X300M-STX, do mini PC Deskmeet X300, instalada em um gabinete personalizado criado em impressora 3D.

O kit todo conta com uma tela HD (1280 × 800) de um monitor portátil da Waveshare em interface HDMI com a placa-mãe. Para os controles, Raven utilizou peças sobressalentes de controles do Xbox e potenciômetros para os eixos X e Y dos analógicos.

O console portátil caseiro ainda traz um SSD Crucial P3 de 1 TB e 16 GB de memória RAM DDR4, que Raven aproveitou de um notebook Lenovo Legion 5. A bateria de 108 Wh — maior que de alguns notebooks gamer — é externa nessa primeira versão funcional do projeto.

Continua após a publicidade

Steam Deck caseiro de respeito

Ainda assim, o clone do Steam Deck pesa cerca de 1,5 kg, mais que o dobro do portátil da Valve, sendo um pouco desconfortável, segundo o próprio Raven. Além disso, para o sistema de arrefecimento, o usuário acoplou duas ventoinhas de 120 mm à parte de trás do gabinete personalizado, garantindo um fluxo de ar bem superior ao do mini PC original que serviu de base.

Apesar de não ter entrado em detalhes sobre o desempenho em games do portátil caseiro, a expectativa é que ele seja ligeiramente superior ao do produto original. Isso porque o processador Ryzen 5600G é um pouco mais robusto que o chip adaptado para o console da Valve, além de utilizar arquitetura Zen 3, superior à Zen 2 do Steam Deck.

Claramente, o projeto não se trata de uma tentativa de criar algo comercial, mas um exemplo do quanto a comunidade DIY é investida em criar soluções caseiras para produtos que já existem.