Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Review GameSir G7 | Controle para Xbox melhor que o original?

Por| Editado por Léo Müller | 12 de Dezembro de 2022 às 13h22

Link copiado!

Review GameSir G7 | Controle para Xbox melhor que o original?
Review GameSir G7 | Controle para Xbox melhor que o original?

Recentemente, a GameSir lançou o G7, um controle para Xbox tão bem construído, que muitos usuários do console da Microsoft poderão considerá-lo melhor que o controle original. Os pontos positivos do G7 vão desde o desempenho e até o seu funcionamento, passando pelo design.

Frequentemente, os gamers adeptos de consoles buscam controles compatíveis com seus jogos e que ofereçam melhor custo-benefício que os controles originais. Em muitos casos, isso pode implicar em dispositivos de qualidade duvidosa e durabilidade abaixo da média. Mas o GameSir G7 parece ser um ponto fora da curva, trazendo especificações que impressionam e uma vasta quantidade de botões e possibilidades de personalização.

Eu testei o GameSir G7 por alguns dias e conto tudo sobre ele no decorrer desta análise, na qual eu explico porque este controle oferece qualidade ideal até mesmo para gamers profissionais.

Continua após a publicidade

Design e Construção

O GameSir G7 já sai na frente da concorrência por ser licenciado pela Microsoft e ser compatível com o Xbox Series X/S, Xbox One e PCs com Windows 10/11. Em outras palavras, apesar de ser um controle de uma marca alternativa, ele tem a pretensão de oferecer total compatibilidade com os jogos do ecossistema Xbox, seja no console ou no PC, via Xbox Game Pass.

Em questão de design, ele traz o mesmo visual e pegada do controle original do Xbox, com a diferença de que as partes emborrachadas em sua traseira são integradas ao corpo do periférico, o que evita o desgaste. No controle original, as tiras emborrachadas ficam por cima do plástico, e podem descolar à medida que o produto é utilizado.

Outra diferença marcante é sobre a personalização visual: o GameSir G7 permite a troca da faceplate por outras de cores diferentes. A empresa nos enviou o controle com mais duas faceplates adicionais, sendo uma preta e uma branca.

Continua após a publicidade

Essas chapas frontais são “facilmente pintáveis”, com a empresa destacando este recurso como uma possibilidade extra de personalização do dispositivo. O encaixe é magnético, e essas chapas possuem anéis plásticos altamente deslizáveis, para deixar a movimentação dos botões analógicos ainda mais macia e precisa.

O GameSir conta com 19 botões ao todo, sendo que dois deles ficam embaixo do controle, e são configuráveis com a possibilidade de mapeamento em tempo real, mesmo que você já esteja dentro de um jogo. Há ainda uma entrada de 3,5 mm para o headset e um botão dedicado para desligar o microfone.

O GameSir G7 funciona por meio de um cabo de três metros que acompanha o produto. Esse cabo é revestido por um material em malha trançada, o que lhe confere durabilidade extra. O conector do tipo USB-C precisa ser encaixado profundamente no controle, para evitar pressão por puxões acidentais. Isso também é uma forma de aumentar a durabilidade do dispositivo.

Continua após a publicidade

Configuração e Desempenho

O GameSir G7 tem especificações impressionantes, com seu polling rate de 256 Hz e input lag inferior a 0,004 segundos. Para efeitos de comparação, esses números são superiores (em desempenho) aos informados para o controle original do Xbox Series X/S. É claro que temos que levar em consideração que se trata de um controle com fio.

Continua após a publicidade

Mesmo assim, ele ainda surpreende por trazer botões com mecanismos avançados, que possuem resposta tátil, o que aumenta a durabilidade e a precisão dos comandos. Os botões de ação, por exemplo, usam switches de altíssimo desempenho, que são encontrados nos teclados gamer mais caros. Os gatilhos possuem acionamento magnético e, assim como os controles do Xbox, possuem vibração. Há vibração também nas garras emborrachadas.

Como falei anteriormente, o G7 possui dois botões embaixo, que podem ser mapeados com o comando de outros botões (função clone) em tempo real, ou seja, por meio de atalhos no próprio controle, dispensando software. Esse recurso de clonagem de botão permite algumas facilidades em alguns games. Em jogos de luta, por exemplo, o usuário pode tirar vantagem dessa função para aplicar golpes com muito mais rapidez. O botão M também pode ser usado em conjunto com o direcional para ajustar o volume total e o volume do chat.

Eu testei o GameSir G7 no PC, jogando Need For Speed Most Wanted e NBA 2K21. A experiência foi muito boa. O controle é confortável de usar, o sistema de vibração é bem forte, e os comandos são bem precisos. Pude perceber isso com mais facilidade no NBA 2K21, em que a precisão do comando é essencial para que possamos acertar o arremesso da bola.

Continua após a publicidade

Aplicativo GameSir Nexus

O GameSir G7 é compatível com o aplicativo Nexus, que permite que o controle seja configurado. O app está disponível diretamente pelo console, na loja do Xbox, ou pelo PC, na Microsoft Store. O Nexus é muito simples e fácil de usar, e eu fiquei impressionado que ele também é muito rápido para ser executado.

De cara, quando abri o Nexus pela primeira vez, o app pediu para atualizar o firmware do controle, o que demorou somente alguns minutos para terminar. O app permite criar até três perfis, cada um para um determinado jogo ou tipo de jogo. Esses perfis precisam ser carregados ou alternados diretamente pelo software, pois o G7 não possui memória interna.

Continua após a publicidade

Apesar de ser bem simples, o Nexus é bem completo, e permite muita personalização do controle, incluindo o remapeamento dos direcionais analógicos, dos gatilhos, dos botões extras e também a força da vibração.

Concorrentes diretos

Continua após a publicidade

Como concorrente do Gamesir G7, eu indico o 8BitDo Ultimate (versão wired), um controle para Xbox que também é licenciado pela Microsoft e funciona por meio de cabo. O , tem recurso para trocar comandos entre dois botões e função clonagem de comando (dois botões extras embaixo).

Além disso, ele também conta com entrada para headset (com botão para desligar o microfone), vibração nos gatilhos e aplicativo para configuração total do controle. Ele também tem suporte para até três perfis de jogo, mas a vantagem é que ele permite salvar os perfis em sua memória interna.

Vale a pena comprar o GameSir G7?

O GameSir G7 é um controle para Xbox com construção, qualidade e desempenho realmente louváveis. O dispositivo faz jus à certificação recebida pela Microsoft, e ainda traz extras que podem fazer a diferença para alguns usuários, desde que eles não façam questão de controle sem fio.

Continua após a publicidade

Se você precisa de um bom controle alternativo para o seu Xbox ou jogos do Xbox Game Pass no PC, e não quer pagar mais caro no dispositivo fabricado pela Microsoft, o GameSir G7 é uma excelente opção.

Outra boa opção de controle para Xbox alternativo é o 8BitDo Ultimate, que também é licenciado pela Microsoft, e possui vários dos recursos encontrados no GameSir G7. Sua maior vantagem é ter memória interna para armazenar os três perfis de jogos.