Publicidade

Steam Machine tem desempenho próximo do PS5, afirma Digital Foundry

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Valve
Divulgação/Valve

Por mais que muitos estejam na espera por um Steam Deck 2, algo que não deve acontecer tão cedo, a Valve está trazendo outra coisa ao mercado. O Steam Machine, anunciado nesta semana, é um mini PC com CPU AMD Zen 4 e GPU RDNA 3 que, na teoria, entrega desempenho próximo ao de um PlayStation 5 e superior a um Xbox Series S, segundo análise do Digital Foundry.

A Valve apresentou, além do Steam Machine, o Steam Frame (headset VR) e o novo controle que dispensa o uso de mouse, para jornalistas em um evento fechado. Eles puderam testar os novos aparelhos e, assim, sabemos do que o novo PC da dona do Steam é capaz, pelo menos de forma superficial por enquanto.

Desempenho teórico do Steam Machine

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O Digital Foundry diz que as especificações do Steam Machine "sugerem desempenho no meio do caminho entre o Xbox Series S e o PlayStation 5 padrão, talvez um pouco mais perto do console da Sony".

Em termos de processador, o mini PC está bem suprido, já que é equipado com uma CPU AMD Zen 4 de seis núcleos e 12 threads, possivelmente um Ryzen 5 7600. Para efeito de comparação, a CPU dos consoles da Sony e Microsoft contam com 8 núcleos, mas baseados em Zen 2, uma arquitetura já antiga, presente nos Ryzen 3000 nos PCs.

Porém o que pode deixar o hardware atrás dos consoles é a GPU baseada em RDNA 3 customizado para a necessidade do Steam Machine. Especula-se que é uma versão limitada da Radeon RX 7600, uma placa de vídeo capaz de lidar bem com jogos em Full HD. Mas, nesse caso, ela deve se equiparar mais a RX 7600M, uma variante voltada para notebooks.

Sua principal limitação em relação aos consoles são os 8 GB de VRAM, quantidade que já não é mais tão bem vista por conta dos jogos mais pesados. O PS5 e Xbox Series oferecem mais de 10 GB, com o console da Sony indo além e chegando a cerca de 12 GB, dependendo da necessidade. Complementando o conjunto de hardware, o mini PC oferece ainda 16 GB de memória RAM.

A Valve afirma que o Steam Machine tem "performance o suficiente para jogar todos os jogos a 4K e 60 FPS quando você usa upscaling como FSR", e é aí que entra algo que gera desconfiança, principalmente por causa da capacidade do FSR 3, que é consideravelmente inferior ao FSR 4, que usa IA e é exclusivo das GPUs RDNA 4.

Ainda não é possível sabermos o desempenho real do Steam Machine. Quem pôde testá-lo, não teve acesso a medições como taxa de FPS. O PC Gamer, por exemplo, disse que jogar Cyberpunk 2077 nativamente em 1080p foi uma experiência melhor do que 4K com FSR, possivelmente no modo desempenho para a GPU ter alguma chance.

Continua após a publicidade

Veja mais do CTUP:

Fonte: PC Gamer