Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SK hynix tem memória DRAM mais rápida do mundo com 9,6 Gbps

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Agosto de 2023 às 17h10

Link copiado!

Montagem: Felipe Vidal/Canaltech
Montagem: Felipe Vidal/Canaltech

Depois da Samsung anunciar suas memórias DRAM super rápidas no fim de 2022, a SK hynix revelou os chips LPDDR5T com velocidades de até 9,6 Gbps. Dessa forma, a companhia agora tem as memórias mais rápidas do mercado, que devem integrar o próximo SoC topo de linha da MediaTek em breve.

A nova tecnologia já havia sido registrada na JEDEC no início deste ano, mas só agora as memórias parecem ter sido certificadas. O LPDDR5T não tem esse nome à toa, uma vez que o sufixo "T" designa a palavra Turbo. Em comparação com os 8,5 Gbps da Samsung, o modelo da SK hynix apresenta taxa de transferência 13% superior.

A SK hynix enviou unidades de testes de 24 GB para a MediaTek e os resultados foram obtidos em uma plataforma topo de linha da marca. É possível que a plataforma em questão seja a Dimensity 9300, projetada para lançar no fim de 2023 com quatro núcleos Cortex-X4 e uma GPU Immortalis-G720.

Continua após a publicidade
"Como resultado de nossa estreita colaboração com a SK hynix, o chipset Dimensity da próxima geração da MediaTek é o primeiro do mundo a ser validado em velocidades operacionais LPDDR5T de até 9,6 Gbps, permitindo que os próximos dispositivos liberem um nível sem precedentes de desempenho móvel [...] Usando essa arquitetura atualizada, desenvolvedores e usuários poderão obter mais de seus dispositivos do que nunca", comentou JC Hsu, vice-presidente corporativo sênior e gerente geral da unidade de negócios de comunicações sem fio da MediaTek.

Aliás, a disputa entre Samsung e SK hynix no segmento das memórias vai além, uma vez que a gigante sul-coreana firmou parceria com a Qualcomm. A ideia é que as memórias da Samsung sejam utilizadas no próximo Snapdragon 8 Gen 3 — concorrente direto do vindouro Dimensity 9300.

LPDDR5T deve equipar aparelhos com mais desempenho

Infelizmente, a SK hynix não detalhou informações adicionais a respeito da memória RAM LPDDR5T. Além da taxa de transferência, informações sobre o consumo de energia são escassas. Durante a revelação em janeiro, a empresa comentou que a fabricação utilizou um processo chamado HKMG (High-K Metal Gate), que reduz o consumo energético dos chips.

A expectativa é que a faixa de operação fique em torno de 1,01 V a 1,12 V. Isso significa que essas estruturas devem integrar aparelhos mais poderosos, sem tanta preocupação com economia de energia. A Samsung, por exemplo, consegue reduzir as voltagens em até 0,5 V para embutir as memórias em dispositivos mais compactos ou com menos autonomia energética.

Por enquanto, ainda não há uma data concreta para a chegada do Dimensity 9300 e, consequentemente, das memórias LPDDR5T. É provável que a MediaTek realize um anúncio oficial entre os meses de outubro e novembro.

Fonte: SK hynix