Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung teria encontrado fornecedores da TSMC para melhorar fabricação

Por| Editado por Wallace Moté | 16 de Março de 2023 às 09h30

Link copiado!

Samsung
Samsung
Tudo sobre Samsung

Discutindo os avanços que a Samsung teria feito para um suposto Exynos 2400, novos rumores sugerem que a gigante sul-coreana teria realizado reuniões com fornecedores da TSMC para tentar aprimorar o rendimento dos próprios processos de fabricação. Caso consigam o suporte desses fornecedores, as tecnologias seriam aplicadas em uma nova geração da litografia de 4 nm da gigante, supostamente chamada 4LPP ou 4LPP+.

Coletando informações do fórum coreano Meeco, o informante Quadrans Muralis sugere que a Samsung está progredindo positivamente no desenvolvimento de um processo de fabricação de 4 nm de 3ª geração, indicado pelo leaker para se chamar 4LPP ou 4LPP+. De acordo com o rumor, essa litografia seria implementada em um suposto Exynos 2400, que poderia estrear em 2024.

Ainda há poucos detalhes da plataforma, mas ao que parece a solução seguiria sob a responsabilidade da Samsung LSI, divisão de semicondutores da fabricante que trabalhou nas gerações anteriores do processador. Quadrans enfatiza como, diante desse cenário, o sucesso (ou falha) do Exynos 2400 seguiria nas mãos da divisão de fabricação de chips da marca, mesmo após as promessas do desenvolvimento de um modelo 100% dedicado à linha Galaxy S.

Continua após a publicidade

No entanto, o que realmente chama atenção nesse rumor é uma discussão em torno do possível encontro de executivos da empresa sul-coreana com o grupo de fornecedores da sua maior rival, a taiwanesa TSMC.

Hoje a maior e mais avançada fundição do mundo, a TSMC tem sido o centro de conflitos geopolíticos pela dependência que as principais empresas de tecnologia do mercado dos semicondutores têm pela companhia, e já conseguiu emplacar alguns contratos que antes eram atendidos pela Samsung, como o Snapdragon 8 Plus Gen 1.

Continua após a publicidade

Esse encontro teria a intenção de levar às fábricas da LSI as tecnologias usadas pela concorrente taiwanesa, o que levou alguns veículos de mídia da ilha asiática a configurar esse processo como "roubo de tecnologia". Vale destacar que há barreiras na tradução que podem induzir ao erro na compreensão da ideia — é provável que esses veículos só tenham noticiado o encontro, realizado em sigilo.

Independente disso, está claro que a Samsung está investindo uma fortuna para aprimorar suas capacidades de fabricar chips, fator importante não apenas para colocá-la em evidência novamente após as inúmeras críticas a soluções como a linha Exynos, como também para preparar a gigante para evitar que outra crise global, política, de estoque ou financeira afete seu fornecimento.

Fonte: WCCFTech