Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung Exynos: vazam mais detalhes sobre a nova geração de chips

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Maio de 2022 às 11h40

Link copiado!

Samsung
Samsung
Tudo sobre Samsung

Informações de que a Samsung está desenvolvendo a nova geração dos processadores Exynos começaram a circular na Internet nesta semana, mostrando que a marca ainda busca alternativas para os modelos de Qualcomm e MediaTek. Agora, foram revelados mais detalhes e o codinome do chipset premium S5E9935, o suposto Exynos 2300.

Segundo o informante Roland Quandt, a Samsung está usando o codinome interno “Quadra” para se referir ao chipset premium S5E9935. Previsto para 2023, o possível Exynos 2300 ainda será desenvolvido inteiramente pela divisão de semicondutores da marca antes do início da parceria com o setor de dispositivos móveis.

Vale lembrar que o Exynos 2200 (S5E9925) recebeu o apelido de Pamir antes de ser anunciado oficialmente no início de 2022. O modelo premium é responsável por alimentar os dispositivos da linha principal Galaxy S22, Galaxy S22+ e Galaxy S22 Ultra em países selecionados da Europa e Ásia.

Continua após a publicidade

Possíveis mudanças técnicas

Embora não tenham sido revelados os detalhes técnicos do Exynos 2300, é esperado que a Samsung realize várias melhorias no chipset premium. Isso porque o Exynos 2200 recebeu diversas críticas a respeito do desempenho na série Galaxy S22.

O novo processador pode usar a estrutura Gate-All-Around (GAA) de 3 nm desenvolvida pela própria marca. Seguindo o padrão atual da indústria móvel, o modelo deve trazer núcleos de CPU Cortex da ARM.

Continua após a publicidade

Outra mudança esperada é uma atualização com grandes melhorias da Xclipse 920, GPU desenvolvida em parceria com a AMD. Na geração atual, o chip gráfico foi apontado como um dos pontos que mais prejudicaram a performance do Exynos 2200.

Caso siga o calendário da linha Exynos, a produção em massa dos chipsets deve começar ainda em 2022. Tal como, o modelo pode surgir com uma das opções de processadores da linha Galaxy S23 em determinados mercados no próximo ano.

Exynos vs Snapdragon

Continua após a publicidade

Rumores sugerem que a Samsung usará os chipsets Snapdragon da Qualcomm nos lançamentos da linha Galaxy S dos próximos dois anos. O principal motivo seria o fraco desempenho e as limitações dos processadores Exynos.

Contudo, o desenvolvimento do suposto Exynos 2300 mostra que a sul-coreana deve manter a estratégia de lançar os celulares com chips diferentes em certas regiões. Pelo menos, essa ação pode continuar até 2025.

A Samsung anunciou que as divisões de dispositivos móveis e semicondutores trabalharão juntas no desenvolvimento de um processador dedicado para a linha Galaxy. Previsto para estrear no Galaxy S25 em 2025, o chipset promete otimizar a integração entre o software e o hardware e, assim, melhorar o desempenho dos dispositivos.

Fonte: Twitter/Roland Quandt, SamMobile