Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ryzen 9 5980HX surge em testes e pode estrear em breve em notebook gamer da ASUS

Por| Editado por Wallace Moté | 19 de Agosto de 2021 às 12h21

Link copiado!

AMD
AMD
Tudo sobre AMD

A AMD anunciou em janeiro deste ano a família Ryzen 5000 mobile para ultrabooks e notebooks de alta performance, tendo como principal novidade o uso dos núcleos Zen 3, responsáveis pela maior eficiência e pelo salto significativo de desempenho em comparação aos antecessores. A linha é liderada pelo Ryzen 9 5980HX, de 8 núcleos e 16 threads rodando a até 4,8 GHz.

Curiosamente, como possível resultado da escassez de chips, a solução topo de linha ainda não havia estreado em nenhum notebook — apenas o irmão 5980HS, com clocks menores e consumo limitado a 35 W, chegou de fato ao mercado. Tudo indica que essa situação deve mudar em breve, como revelam testes do Geekbench 5 encontrados recentemente.

Ryzen 9 5980HX é CPU mobile mais poderosa da AMD

Continua após a publicidade

O Ryzen 9 5980HX é um chip octa-core com clock base de 3,3 GHz e boost em todos os núcleos de 4,8 GHz, acompanhado de 16 MB de cache L3 e iGPU Vega 8. A solução tem TDP estabelecido em 45 W, mas por focar no público entusiasta, pode passar desse valor com facilidade em cargas de trabalho mais intensas e em máquinas equipadas com sistema de resfriamento robusto.

Esse parece ser justamente o caso do novo modelo do notebook ROG Zephyrus Duo 15 SE em que o 5980HX foi encontrado. Habilitado no perfil de consumo "Turbo", o processador foi capaz de manter clocks de 4,7 GHz em todos os núcleos, marcando 1.523 pontos em single-core e 8.469 pontos em multi-core, valores altos e bastante competitivos, ainda que não superem o rival Intel Core i9 11980HK.

Continua após a publicidade

O topo de linha do time azul marca valores próximos dos 1.650 pontos em single-core e 9.500 a 10 mil pontos em multi-core, uma vantagem significativa. Ainda assim, como lembra o site WCCFTech, o Geekbench tira proveito das instruções AVX-512 presentes apenas nas soluções da Intel, o que dá inevitavelmente vantagem às CPUs da marca.

Novidade pode estrear em breve em novo Zephyrus Duo

O chip foi encontrado em um ROG Zephyrus Duo 15 SE que, até o momento, ainda não possuía essa configuração disponível. No entanto, o aparelho já foi visto em listagens de algumas varejistas, como a Newegg, e pode estrear em breve, sendo o primeiro a adotar o Ryzen 9 5980HX. Como os testes mostram, essa versão não deve economizar em recursos e entregará alto nível de desempenho.

Continua após a publicidade

Além do processador da AMD, o novo notebook conta com 32 GB de RAM DDR4-3200 e GPU Nvidia GeForce RTX 3080 de 16 GB, aparentemente em sua configuração energética mais robusta. O chip gráfico também foi submetido a testes, mais especificamente o conjunto OpenCL de cálculos pesados, e atingiu os 137.054 pontos.

A pontuação é 6% superior à de outras RTX 3080 mobile, e basicamente empata com a média da RTX 2080 Ti para desktops, feito impressionante considerando as limitações térmicas e energéticas às quais a GPU é sujeita.

Fonte: WCCFTech, VideoCardz