Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD EPYC Genoa com Zen 4 vaza trazendo até 96 núcleos e RAM DDR5 em 12 canais

Por| Editado por Wallace Moté | 18 de Agosto de 2021 às 11h08

Link copiado!

Reprodução/AMD
Reprodução/AMD
Tudo sobre AMD

No último dia 9, a Gigabyte, famosa fabricante de componentes para computadores, foi surpreendida por um ataque de ransomware, modalidade de sequestro digital que coleta dados sensíveis. Uma semana depois, nesta segunda-feira (16), os criminosos divulgaram uma amostra do conteúdo, o equivalente a 7 GB de dados.

O material inclui diversos detalhes confidenciais de Intel e AMD, que começaram a ser analisados pela internet. Entre as novidades descobertas está a próxima geração de processadores para servidores e data centers EPYC Genoa, da AMD, e caso as informações realmente se comprovem, o time vermelho pode estar prestes a abalar o mercado mais uma vez com as novas CPUs.

EPYC Genoa chega com até 96 núcleos e 192 threads

Continua após a publicidade

Os processadores EPYC Genoa de 4ª geração serão os primeiros a adotar a nova microarquitetura Zen 4, com fabricação no processo de 5 nm da TSMC, e estão previstos para chegar oficialmente ao mercado em 2022. Os documentos vazados revelam que as mudanças serão drásticas — os CCDs (Core Complex Die), unidades que armazenam os CCXs (Core Complex, o conjunto de núcleos das CPUs AMD), serão 11% menores que os utilizados na 3ª geração EPYC Milan de 7 nm, apresentando 72 mm² de área, contra 80 mm² dos antecessores.

O IOD (Input/Output Die), em que são armazenados os componentes relacionados às conexões do processador, será 5% menor, com 397 mm² de área, contra 416 mm² dos EPYC Milan. Mesmo com a redução de tamanho, a contagem de núcleos quebrará recordes e chegará aos 96 núcleos, com 192 threads, no modelo mais potente da família, 32 a mais que a solução mais poderosa da atual geração.

Rumores sugerem que essas mudanças terão impacto monstruoso no desempenho, entregando um aumento de instruções por clock (IPC) de 29%, salto muito elevado para os padrões atuais. Especula-se ainda que, no geral, os processadores EPYC Genoa serão 40% mais velozes que a linha EPYC Milan graças a melhorias em outras áreas.

Continua após a publicidade

No entanto, isso deve se refletir no consumo: o modelo mais poderoso tem TDP listado de 400 W, cerca de 42% a mais que os 280 W da variante mais potente da atual geração. Os picos de consumo, que duram menos de 1 milissegundo, podem atingir impressionantes 700 W. Ainda assim, espera-se que a alta eficiência característica das CPUs da marca seja mantida, com a linha Genoa trazendo clocks significativamente mais altos.

Soquete LGA 6096 e suporte a até 12 TB de RAM DDR5-5200

Para atingir a contagem de 96 núcleos, os novos processadores precisaram empregar até 13 chiplets, um aumento dos 9 utilizados na geração anterior. Isso resultará em um pacote maior e, consequentemente, em um soquete muito maior, o novo LGA 6096. Com área de 6.080 mm² e um total de 6.096 pinos de comunicação com a CPU, esse será o maior soquete já fabricado pela AMD até o momento.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com o vazamentos, outras grandes novidades do conjunto incluem o suporte ao barramento PCI-E 5.0, com um total de 128 lanes, e a memórias DDR5 rodando a até 5.200 MHz. A documentação indica que será possível instalar até 12 módulos de RAM DDR5, para um total de 12 TB.

Fonte: WCCFTech, Tom's Hardware, HotHardware