Publicidade

Radeon RX 6600 tem ficha técnica e testes de desempenho vazados por completo

Por| Editado por Wallace Moté | 05 de Outubro de 2021 às 19h13

Link copiado!

Reprodução/AMD
Reprodução/AMD
Tudo sobre AMD

Múltiplos vazamentos já indicaram que a AMD irá expandir a família de placas de vídeo Radeon RX 6000 neste mês com mais uma solução acessível, a RX 6600. Apesar dos preços elevados em virtude da escassez de componentes, a novidade deve chegar para oferecer desempenho elevado em um conjunto mais acessível, ainda equipado com um conjunto robusto de especificações.

Faltando cerca de uma semana para a suposta estreia da GPU, o site VideoCardz vazou todos os detalhes da RX 6600, incluindo as configurações e uma lista completa de testes de desempenho, que comprovam as teorias levantadas sobre como a AMD posicionaria a placa.

Radeon RX 6600 traz 1.792 núcleos e 8 GB de memória

Continua após a publicidade

Segundo as informações, a Radeon RX 6600 chegará equipada com chip Navi 23, que traz 1.792 Stream Processors (ou núcleos), game clock de 2.044 MHz e boost clock de 2.491 MHz, entregando assim algo em torno de 9 TFLOPs de poder computacional. Acompanhando a GPU, há 8 GB de RAM GDDR6 com velocidade de 16 Gbps em interface de 128-bit.

A largura de banda é definida em 256 GB/s, auxiliada por 32 MB de Infinity Cache, mas há um detalhe importante — o material adquirido pelo VideoCardz sugere que a placa será lançada com "até 8 GB" de VRAM, o que pode indicar que veremos alguns modelos customizados com menos memória, como versões de 4 GB. Além disso, o consumo é estimado em 132 W, 28 W a menos que a irmã mais encorpada.

Assim como a RX 6600 XT, a nova solução da AMD não contará com um modelo de referência, chegando ao mercado apenas em variantes customizadas de parceiras, como a versão recém-vazada da SAPPHIRE.

Continua após a publicidade

Novidade entrega desempenho similar ao da RTX 3060

O vazamento do VideoCardz também reforça as previsões feitas pelo portal Igor's LAB em relação ao desempenho da RX 6600 com testes oficiais da própria AMD. Os resultados foram obtidos em Full HD no preset Alto, com um processador Ryzen 5 5600X e o recurso de Smart Access Memory (SAM) ativado.

Mirando o mercado de entrada, o lançamento deve entregar desempenho quase idêntico ao da Nvidia GeForce RTX 3060. Em games como Battlefield 5, Dirt 5 e DOTA 2, não há diferenças de desempenho entre as duas.

Continua após a publicidade

Na maioria dos títulos, a concorrente da Nvidia abre uma margem de vantagem, mas bastante mínima — a maior diferença entre as duas é de 12%, em jogos que favorecem a arquitetura da linha GeForce, como Control e Cyberpunk 2077. O oposto ocorre quando o game está mais otimizado para o hardware da AMD, situação em que a RX 6600 consegue vantagens de até 14% em títulos como Borderlands 3 e Call of Duty Black Ops: Cold War.

Por fim, como era de se esperar, o desempenho da nova Radeon em Ray Tracing é significativamente inferior ao da RTX 3060, em virtude do uso de núcleos dedicados atrasados em uma geração. A margem de vantagem da Nvidia nesse caso aumenta expressivamente, chegando a até 31%. A única exceção é F1 2021, outro título otimizado para placas da AMD.

A AMD Radeon RX 6600 será oficializada na próxima quarta-feira, 13 de outubro, data em que o embargo sobre os reviews da imprensa especializada também deve ser removido.

Continua após a publicidade

Fonte: VideoCardz, WCCFTech