Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Radeon RX 6600 da SAPPHIRE vaza com preço elevado e possível data de lançamento

Por| Editado por Wallace Moté | 28 de Setembro de 2021 às 13h45

Link copiado!

AMD
AMD
Tudo sobre AMD

Múltiplos rumores e vazamentos divulgados nas últimas semanas indicaram que a AMD está prestes a expandir a linha de placas de vídeo Radeon RX 6000 com mais uma solução voltada para o mercado de entrada. Com foco em games na resolução Full HD, a RX 6600 traria uma versão mais simples do chip da RX 6600 XT, equilibrando desempenho e preço.

A novidade voltou a vazar nesta semana, cortesia da varejista portuguesa PCDiga, que publicou antes da hora a listagem de um modelo customizado da SAPPHIRE do próximo lançamento da AMD. O anúncio, já removido, confirma alguns dos aspectos da nova placa, enquanto indica uma situação preocupante em relação aos preços.

RX 6600 da SAPPHIRE é vista em varejista portuguesa

Continua após a publicidade

Segundo as informações da loja, a SAPPHIRE, uma das principais parceiras da AMD, deve trazer uma variante Pulse da RX 6600, com sistema duplo de ventoinhas, conector de 8 pinos para alimentação e número de modelo 11310-01-20G. A solução é bastante similar à versão baseada na RX 6600 XT, mantendo o design mais sóbrio com linhas avermelhadas pelo corpo, mas sendo ligeiramente menor.

Os dois pontos que mais chamam a atenção, no entanto, são o preço e a data de disponibilidade. O lançamento aparece listado por salgados 589,90 euros, algo em torno de R$ 3.740 — trata-se de um valor bastante elevado quando consideramos que a RX 6600 XT é encontrada por valores entre 550 e 630 euros. Dito isso, é possível que o preço seja apenas temporário, até que a AMD anuncie a placa oficialmente.

O anúncio indica ainda a disponibilidade da placa para esta terça-feira (28), o que reforça os últimos rumores sobre a estreia da placa. As varejistas devem receber o componente nesta semana, seguidas pela imprensa no próximo dia 4. O lançamento oficial, junto à publicação dos primeiros reviews, deve acontecer na semana seguinte, em 13 de outubro.

Continua após a publicidade

Especificações e desempenho já foram vazados

Os vazamentos passados já haviam revelado boa parte das especificações da nova solução de entrada da AMD, que além dos 8 GB de RAM GDDR6 apontados pelo anúncio, deve contar com a GPU Navi 23 XL. Trata-se da versão mais básica do chip Navi 23, com 28 Unidades Computacionais, 4 a menos que a RX 6600 XT, trazendo 1.792 Stream Processors (ou núcleos) e 32 MB de Infinity Cache, para turbinar a largura de banda de 256 GB/s.

Simulações realizadas pelo site Igor's LAB sugerem que a novidade deve entregar desempenho bastante similar à da RTX 3060, perdendo por apenas 4% em relação à rival da Nvidia. Resta saber qual será o preço oficial, que precisa se estabelecer abaixo dos US$ 329 para que a placa estreante possa se mostrar uma opção atraente.

Continua após a publicidade

Fonte: VideoCardzHDBlog, TechRadar