Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CEO da AMD acredita que crise de GPU deve diminuir na segunda metade de 2022

Por| Editado por Wallace Moté | 29 de Setembro de 2021 às 07h53

Link copiado!

Reprodução/WCCFtech
Reprodução/WCCFtech
Tudo sobre AMD

O mundo da tecnologia enfrenta uma grave crise no fornecimento de chips que já dura alguns meses e muitos analistas ainda acreditam que levará um tempo para o mercado global restabelecer a quantidade de oferta de acordo com a demanda. No entanto, alguns especialistas, como a CEO da AMD, Lisa Su, acreditam que haverá um certo alívio a partir do segundo semestre de 2022.

Em entrevista concedida a jornalistas do New York Times e CNBC, a executiva comentou sobre as razões que levaram à crise no fornecimento de placas gráficas e minimizou o possível impacto causado por mineradores de criptomoedas.

Para Su, o mercado sempre “enfrenta altos e baixos”, com a demanda que ultrapassa a oferta ou vice-versa, mas, dessa vez, o cenário parece diferente. A empresária acredita que a situação ainda deve perdurar pela primeira parte de 2022, com um baixo fornecimento dos componentes, mas deve haver um alívio a partir da segunda metade do ano.

Continua após a publicidade

A diretora executiva da AMD ainda comentou sobre quais são os vilões para esse cenário e destacou a pandemia do novo coronavírus como o principal. Segundo Su, “a pandemia levou a demanda [por GPU’s] a um um novo nível”, enquanto a mineração de criptomoedas — a qual ela chamou de “um espaço muito volátil” — não teve muito efeito no suprimento de placas gráficas da empresa.

Com isso, Su acredita que sua empresa não deve focar, neste momento, na preocupação com o uso das placas gráficas da marca para a mineração, o que não chega a ser uma surpresa, já que a companhia já destacou, há algumas semanas, que não seguirá o caminho da Nvidia de criar limitações para mineração em suas GPUs, e também descartou que vai priorizar a criação de hardwares com essa finalidade em detrimento de chips para jogos.

“Estamos nos esforçando muito para conseguir mais produtos para os jogadores; Eu recebo tantos 'Querida Lisa, você pode me ajudar a obter uma placa de jogo?’. No final do dia, desenvolvemos para esses tipos de consumidores, e é aí que está o foco”, destacou Su.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que, além da AMD, a Nvidia também acredita que a crise no fornecimento de GPUs deve ver um alívio na metade ou no fim de 2022, de acordo com uma análise levantada pela IDC.

Fonte: Techspot