Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Radeon RX 6600 "emulada" indica desempenho de possível nova placa da AMD

Por| Editado por Wallace Moté | 23 de Agosto de 2021 às 13h10

Link copiado!

Divulgação/AMD
Divulgação/AMD
Tudo sobre AMD

A AMDanunciou no mês passado a Radeon RX 6600 XT, nova placa gamer de entrada voltada para gameplay em Full HD. Concorrente direta da RTX 3060 e da RTX 3060 Ti, a novidade se mostrou uma opção confusa ao superar em 15% a rival mais básica sendo 15% mais cara, mas trazendo preço muito próximo ao da adversária mais poderosa.

Independente dos resultados, especula-se que a AMD deva revelar em breve uma solução mais atraente — a Radeon RX 6600. O modelo já está disponível para laptops, mas ainda não teve a versão para desktop oficializada, situação que pode mudar em breve considerando sua presença em atualizações recentes de drivers da companhia.

Antecipando-se ao anúncio, o site Igor's LAB "emulou" a nova RX 6600 e realizou testes para definir se a variante pode ou não ser uma opção interessante para quem quer alto desempenho sem gastar muito.

Continua após a publicidade

Radeon RX 6600 "emulada" é comparada com a RTX 3060

Para os testes, o portal utilizou a Radeon PRO W6600, placa de vídeo para profissionais que utiliza o mesmo chip especulado para equipar a RX 6600. As configurações foram definidas para o que se espera do novo modelo gamer, incluindo um overclock na memória, de 14 Gbps para 16 Gbps de forma a atingir largura de banda de 256 GB/s, e a instalação do driver Radeon software 21.8.1, otimizado para o chip Navi 23.

A RX 6600 "emulada" foi então colocada para rodar os seguintes jogos:

Continua após a publicidade
  • Borderlands 3
  • Ghost Recon Breakpoint
  • Horizon Zero Dawn
  • Marvel's Avengers
  • Metro Exodus Enhanced Edition
  • Necromunda: Hired Gun
  • Shadow of the Tomb Raider
  • Watch Dogs: Legion
  • Wolfenstein Youngblood

Utilizando a taxa de quadros média de todos os títulos e um modelo de cálculo geométrico, Igor's LAB chegou a uma média geral de 110 FPS, cerca de 4% menos desempenho do que a RTX 3060, que atinge os 114,6 FPS no mesmo ambiente controlado de testes. A diferença é irrisória e pode se enquadrar como um empate técnico.

A situação é ainda mais interessante quando levamos em conta o consumo: enquanto a solução da Nvidia chegou a cerca de 165 W, com média de 1,44 W por frame, a placa emulada da AMD consumiu apenas 123 W, com média de 1,12 W por frame, uma diferença de cerca de 35%. Em resumo, a suposta RX 6600 poderia ser tão potente quanto a RTX 3060, mas com eficiência energética significativa maior.

Continua após a publicidade

Nova placa pode ser opção atraente, mas é refém dos preços

De acordo com os vazamentos, a Radeon RX 6600 deve chegar ao mercado equipada com o chip Navi 23 XL, que traz 28 Unidades Computacionais (CUs), ou 1.792 núcleos. A novidade deve contar ainda com 8 GB de VRAM GDDR6 em uma interface de 128-bit, 32 MB de Infinity Cache e uma área de 237 mm², sendo a menor GPU da família, ao menos por enquanto.

Caso os números emulados se comprovem, a RX 6600 pode se mostrar uma opção muito atraente frente à RTX 3060, desde que seja vendida pelo preço certo. Considerando o cenário atual de escassez de componentes, e os indícios de que a criptomineração pode voltar a ganhar força, é possível que o preço também se torne o maior vilão do novo modelo.

Continua após a publicidade

Fonte: Igor's LAB, NeoWin