Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD Radeon RX 6600 tem especificações e possível data de lançamento vazadas

Por| Editado por Wallace Moté | 22 de Setembro de 2021 às 10h28

Link copiado!

Reprodução/WCCFTech
Reprodução/WCCFTech
Tudo sobre AMD

Na esperança de balançar o segmento de entrada, a AMD lançou em julho a Radeon RX 6600 XT, placa de vídeo focada em alta qualidade gráfica na resolução Full HD. A solução mostrou cumprir as promessas em testes, atingindo com certa consistência a vantagem de 15% mais desempenho que uma RTX 3060, mas não chegou a empolgar em virtude dos preços praticados, já bem afetados pela crise dos semicondutores.

Múltiplos vazamentos indicam que a AMD tem ainda mais uma aposta preparada, buscando oferecer alto desempenho em uma faixa de preço ainda mais baixa. Já presente nos drivers da companhia, a Radeon RX 6600 acaba de ganhar novos detalhes sobre suas especificações e possível data de lançamento, estando bastante próxima de chegar ao mercado.

Radeon RX 6600 pode chegar em outubro

Continua após a publicidade

Fontes do site VideoCardz compartilharam detalhes completos sobre a nova RX 6600, incluindo datas de lançamento e embargo, bem como a lista de especificações. Ao que parece, a novidade chegará ao mercado em 13 de outubro, momento em que também serão liberados os reviews — a imprensa especializada deve ter acesso à placa já no dia 4.

Em relação às configurações, a RX 6600 deve trazer o mesmo chip Navi 23 da variante XT, mas com reduções modestas: a solução deve contar com 28 Unidades Computacionais (CUs), 4 a menos que a irmã mais robusta, totalizando assim 1.792 stream processors (ou núcleos). No mais, serão mantidos os 8 GB de RAM GDDR6 rodando a 16 Gbps, 32 MB de Infinity Cache e largura de banda de 256 GB/s.

Continua após a publicidade

Preços não foram revelados, mas é certo que os valores estarão abaixo dos US$ 379, mesmo cobrado pela RX 6600 XT, ao menos em teoria. A placa também se vê em uma situação complicada, caso as previsões de desempenho se confirmem.

Testes já apontam paridade com a RTX 3060

Utilizando as informações que haviam vazado no passado, o portal Igor's Lab utilizou uma Radeon PRO W6600, que conta com o mesmo chip, e "emulou" as especificações da RX 6600 para prever o nível de desempenho que a solução entregaria. Tudo indica que a novidade terá performance quase idêntica à RTX 3060, perdendo por apenas 4% em média.

Continua após a publicidade

Se esse realmente for o caso, a RX 6600 precisa custar menos de US$ 329, valor definido pela Nvidia para sua GPU de entrada, considerando a inferioridade das placas AMD em Ray Tracing. Dito isso, o preço sugerido já praticamente deixou de ser seguido, em virtude da escassez de componentes.

Também vale lembrar que a RX 6600 XT é vendida no Brasil por um preço ao menos 15% mais baixo, o que pode fazer do lançamento uma opção interessante por aqui, desde que a tecnologia avançada de iluminação e alguns dos recursos extras oferecidos pelos núcleos de IA da linha RTX não sejam sua prioridade.

Fonte: VideoCardz, WCCFTech, PC Gamer