Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD Radeon RX 7700 XT pode contar com 4.096 núcleos e desempenho de RX 6900 XT

Por| Editado por Wallace Moté | 01 de Outubro de 2021 às 13h37

Link copiado!

Divulgação/AMD
Divulgação/AMD
Tudo sobre AMD

Aguardadas para estrear no fim de 2022, as novas placas da suposta família Radeon RX 7000 da AMD já tiveram alguns detalhes indicados por rumores. Composta por modelos equipados com as microarquiteturas RDNA 2 e RDNA 3, em litografias de 6 nm e 5 nm, a linha pode trazer um salto expressivo de desempenho frente às atuais soluções da empresa, capaz de colocá-las à frente das rivais da Nvidia.

Os enormes avanços seriam vistos mesmo nas GPUs mais simples, como a Navi 33, focada no segmento intermediário, que acaba de ter mais alguns detalhes sugeridos por rumores. Ao que parece, o chip deve ser menor que o especulado no passado, ainda que consiga manter um nível de performance bastante elevado.

GPU Navi 33 pode ser menor que o esperado

Continua após a publicidade

Vazamentos anteriores já haviam indicado que a AMD deve realizar mudanças profundas na maneira em que organiza os transistores de suas GPUs. As tradicionais Unidades Computacionais (CUs) dariam lugar aos chamados Workgroup Processors (WGPs), ou processadores de grupo de trabalho, em tradução livre. Apesar da mudança de nome, cada um dos WGPs seriam constituídos de 32 núcleos.

5 WGPs formariam o chamado Shader Array e, por sua vez, dois Shader Arrays formariam o Shader Engine, cuja quantidade deve variar de acordo com o modelo de GPU. No caso da Navi 33, teríamos dois Shader Engines, compostos por 4 Shader Arrays e 20 WGPs, ou de maneira mais prática, 5.120 núcleos, mesma quantidade presente na GPU Navi 21, que equipa a RX 6900 XT.

Continua após a publicidade

No entanto, as novas informações divulgadas pelo leaker Greymon55, e reforçadas por kopite7kimi, que ostenta um bom histórico de vazamentos, sugerem que a Navi 33 deve ser menos encorpada que o esperado. O chip intermediário traria apenas 4.096 núcleos, ou 16 WGPs, em vez dos 5.120 núcleos indicados no passado.

Desempenho ainda seria similar ao da RX 6900 XT

Mesmo com a redução na contagem, que soma 20% menos núcleos em comparação à Navi 21, a Navi 33 ainda entregaria desempenho similar à da RX 6900 XT, como apontou Greymon55. A possibilidade impressiona, não apenas pelo avanço que a microarquitetura RDNA 3 deve proporcionar diante desses números, mas também pelo potencial que os chips mais poderosos têm de praticamente triplicar a performance da geração anterior.

Continua após a publicidade

Tomando como base a Navi 33, com 16 WGPs e 4.096 núcleos, a Navi 31, especulada para trazer nada menos que 60 WGPs e 15.360 núcleos, poderia apresentar performance 3,75 vezes maior, caso o desempenho siga um escalonamento linear. De toda forma, mesmo que não haja esse avanço linear, a GPU topo de linha da próxima geração da AMD promete ser extremamente poderosa.

Ainda sem detalhes oficiais, a família Radeon RX 7000 está prevista para chegar ao mercado entre outubro e novembro de 2022, em uma janela de lançamento bem próxima das rivais GeForce RTX 4000 da Nvidia.

Fonte: WCCFTech, TechRadar