Publicidade

Qual é a temperatura ideal da CPU?

Por| Editado por Jones Oliveira | 09 de Setembro de 2023 às 11h30

Link copiado!

Francesco Vantini/Unsplash
Francesco Vantini/Unsplash

O processador é uma peça primordial para o funcionamento de qualquer computador. No entanto, à medida que esse componente começa a esquentar, o desempenho das máquinas tende a cair consideravelmente. E então surge aquela pergunta: qual é a temperatura ideal da CPU?

A resposta mais simples é que isso depende de uma série de fatores. Na verdade, não existe um número fixo que indica uma temperatura ideal, mas é possível compreender alguns parâmetros de quando essa peça vai esquentar mais ou menos. Aliás, os níveis de calor de um processador vão depender do cenário de uso, ou seja, quais aplicações estão rodando no PC.

Qual a temperatura ideal da CPU com o PC ocioso?

Continua após a publicidade

O computador está em modo ocioso quando, basicamente, não há "nenhuma" aplicação aberta e que esteja exigindo trabalho do processador. A palavra nenhuma está sob aspas pois isso não é totalmente verdade, já que diversos processos estão ocorrendo pelo simples fato de somente a área de trabalho estar sendo exibida na tela.

No entanto, devido à baixa carga de uso do componente, é interessante que a temperatura fique na casa dos 40°C a 50°C em média. Por não ser algo constante, é normal monitorar esses números e ver picos de até 56°C e depois reduzir para 45°C ou 40°C, por exemplo.

Qual a temperatura ideal da CPU no dia a dia?

O Canaltech está no WhasApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

No uso cotidiano, a temperatura ideal da CPU vai variar muito mais, até porque as suas atividades do dia a dia podem ser muito diferentes das tarefas de outras pessoas. Enquanto o dia a dia de uma pessoa de idade pode ser apenas usar uma aba do Google Chrome para ver as notícias, a utilização de alguém que trabalha em home office pode envolver dezenas de janelas abertas, programas de edição de software, aplicativos de videoconferência, e assim por diante.

Por conta disso, é difícil estimar um valor fixo e trabalhar novamente com médias faz mais sentido. No uso diário é bom manter o processador abaixo dos 60°C, principalmente se o uso da máquina consiste em navegação na internet, planilhas, documentos, etc. Mesmo que sejam tarefas simples, quando em excesso podem estressar bem o processador. 65°C pode ser um valor máximo se o seu uso for bem intenso.

Ficar acima dos 60°C no uso doméstico, em geral, é entrar em um território em que ou o seu processador já não está aguentando essas atividades, o fluxo de ar do gabinete pode não estar tão bom ou a pasta térmica pode ter ressecado, e assim sucessivamente.

Continua após a publicidade

Se a sua CPU trabalha entre 50°C a 60°C com alguns picos que elevem e diminuam essa temperatura por pouco tempo, então não precisa se preocupar.

Qual a temperatura ideal da CPU em jogos pesados?

Todavia, quando o assunto são games pesados, não há como fugir do inevitável excesso de calor produzido pelos processadores. Talvez essa seja a situação que envolve mais variáveis sobre o tipo de processador e o tipo de cooler usado pelo usuário, portanto, mais uma vez é preciso comentar a respeito de valores médios nesse cenário.

Em geral, uma jogatina entre 60°C e 75°C pode ser considerada com um padrão positivo, visto que nem air coolers parrudos ou water coolers fogem desses números. A exceção são aqueles water coolers de 360mm ou mais, que podem reduzir consideravelmente a temperatura se usados corretamente.

Continua após a publicidade

Mas quando as temperaturas fogem muito desse padrão e já partem para algo acima dos 80°C é bom ficar em estado de alerta. Isso não significa que o seu processador vai estragar do dia para a noite, mas a longo prazo a CPU pode começar a ter problemas.

A faixa dos 80° C é "comum" para quem possui processadores topo de linha, como os Core i9 ou os Ryzen 9 sem o resfriamento adequado, para overclocks quem buscam performance extrema ou em notebooks gamer, que, por conta do tamanho reduzido, naturalmente aquecem mais.

Se a temperatura bater ou ultrapassar os 90°C é sinal que alguma coisa está bem errada no seu sistema. Aliás, nessa temperatura já é comum o computador desligar por superaquecimento, principalmente em games. Nesses casos o melhor a se fazer é providenciar um novo cooler, pasta térmica, conferir o fluxo de ar do gabinete, a qualidade das ventoinhas, etc.

Continua após a publicidade

Qual a temperatura ideal da CPU em carga máxima?

Por fim, uma CPU em carga máxima pode chegar a 100°C ao rodar benchmarks de estresse altíssimo, como os do AIDA64, Cinebench R23, etc. Esse não é um valor fixo, já que cada processador tem um limite de temperatura máximo projetado pela fabricante.

A Intel chama essa temperatura máxima de "TJ Max" ou "Temperature Junction", que significa a temperatura mais alta que se pode alcançar com aquele modelo. Já a AMD não trabalha com um nome específico, mas os modelos topo de linha chegam facilmente a 94/95°C.

A temperatura ideal é difícil de mensurar, principalmente porque essa carga máxima pode acontecer em inúmeras aplicações. Porém, algo entre 85°C a 90°C é o "ideal", sabendo que são temperaturas altíssimas e que o processador está entregando o seu máximo. Valores superiores podem fazer com que o desempenho caia devido ao calor em excesso.

Continua após a publicidade

Inclusive, ideal não é nem a palavra mais apropriada nesses casos. Um usuário comum raramente bate 90, 95 ou 100° C mesmo em aplicativos pesados. Esses valores se referem a benchmarks sintéticos criados com o propósito de saber até onde aquele componente pode ir.