Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pasta térmica no processador | Mitos, verdades e cuidados importantes

Por| Editado por Wallace Moté | 19 de Março de 2022 às 13h00

Link copiado!

Victoria Thibes
Victoria Thibes

Um dos itens mais importantes em um computador é a pasta térmica, que tem como sua função manter a temperatura do processador mais baixa. Ela serve como um condutor de calor e auxilia a dissipar a alta temperatura do chip ao cooler.

Trata-se de um cuidado para prolongar a vida útil do componente, visando garantir o perfeito funcionamento dele por mais tempo. Infelizmente muita gente acaba ignorando a pasta térmica, e a ideia aqui é comentar algumas verdades, mitos e também citar cuidados importantes sobre esse assunto.

Quanto mais, melhor?

Continua após a publicidade

Muita gente acredita que colocar mais pasta térmica vai ajudar de alguma forma. Esse é um erro grande, e pode acabar, na verdade, trazendo problemas a outros componentes próximos. O ideal é colocar uma quantia mediana, geralmente do tamanho de um grão de ervilha, para que faça uma ligação sem imperfeições entre a base do cooler e o processador, na maior superfície de contato possível entre eles.

Importante ressaltar que o contrário também é válido. Colocar pouca pasta térmica não ajudará a dissipar o calor da forma correta, podendo existir imperfeições que atrapalhem no processo. Novamente, uma boa quantidade é o tamanho de um grão de ervilha, posicionada na parte central.

Pasta de dente funciona?

Continua após a publicidade

Embora existam muitos relatos na Internet de que utilizar pasta de dente como pasta térmica funcione, isso não é o ideal, visto que ela não foi feita para essa finalidade. Pode ser que em sua composição exista algo que seja corrosivo, que pode deteriorar o componente.

Essa é uma economia que é pequena, pois pastas térmicas podem variar de 10 a 100 reais, e foram feitas justamente visando dissipar o calor do seu processador da melhor forma possível, sem oferecer riscos ao conjunto. Ou seja, ela é essencial para garantir que o processador funcione bem e não se danifique por excesso de aquecimento.

Trocar a pasta térmica é importante?

Continua após a publicidade

Sim, e muito. Apesar de alguns dizerem que se for usada uma pasta de qualidade e bem aplicada, talvez não seja preciso fazer essa troca. Muitos consideram esse procedimento preventivo, que visa garantir que não vá ter problemas no futuro, já que o material pode se desgastar com o tempo e perder sua capacidade condutiva.

Existem pastas diferentes?

Atualmente dá para se encontrar alguns tipos diferentes de pasta térmicas. Opções mais simples, com base de silicone, são mais baratas e tendem a durar menos tempo. Em média, 3 anos. A de base metálica é uma opção intermediária, com tempo médio de 5 anos. Por outro lado, as opções premium, mais caras, podem chegar a durar de 8 a 10 anos.

E, claro, esse é um tempo médio, a depender do uso do computador. Dispositivos gamer são geralmente levados ao seu extremo, e portanto podem acabar precisando dessa manutenção antes. Outras coisas também devem ser levadas em consideração, como a fabricante, composto, ou mesmo o ambiente e a limpeza periódica do computador.