O que é o CINEBENCH?

Por Pedro Cipoli

Desenvolvido pela Maxon para medir a performance de computadores equipados com processadores e placas de vídeo de alto desempenho, o CINEBENCH funciona tanto na plataforma Windows como Mac OS X. Ao utilizar o programa, o usuário pode analisar a performance bruta da máquina para testar as suas capacidades, fabricantes de componentes podem obter um feedback de um novo produto e empresas podem decidir se irão comprar ou não determinada máquina.

Os testes são divididos basicamente em 2 categorias:

  • Processador (CPU): o sistema coloca o chip para renderizar uma cena realística em 3D contendo vários algoritmos de estresse para todos os núcleos de processamento disponíveis (até 64 threads). A cena contém aproximadamente 2000 objetos que totalizam até 300.000 polígonos, todos eles com efeitos de reflexão, luminosidade, sombras, anti-serrilhamento (antialiasing) e vários outros. Quanto maior a pontuação no final do teste mais rápida é a CPU. O software é ideal para testar ganhos de performance com overclocks.
  • Placa de vídeo (GPU): com uma cena em 3D bastante complexa e em alta definição composta por uma perseguição de carros, a placa de vídeo é colocada para trabalhar com carga máxima. Com aproximadamente 1 milhão de poligonos sendo tratados ao mesmo tempo, o desempenho final depende não só do poder de processamento da CPU, mas também da versão do driver utilizado.

O grande diferencial do CINEBENCH em relação a outros softwares de benchmark é que ele realiza testes de uso comum do computador, como renderização e reprodução de vídeo e efeitos em 3D. O mais surpreendente desse programa é que ele possui um enorme know-how por trás de seu desenvolvimento e é totalmente gratuito, estando à disposição de todos sem a necessidade de instalação.

Já utilizou o CINEBENCH para realizar algum teste? Conte para nós!

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.