Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nvidia encerra produção da GeForce RTX 2060 e RTX 2060 SUPER

Por| Editado por Wallace Moté | 15 de Novembro de 2022 às 17h30

Link copiado!

Reprodução/Nvidia
Reprodução/Nvidia
Tudo sobre Nvidia

Segundo fontes da indústria asiática, a Nvidia encerrou neste mês a produção da GeForce RTX 2060 e RTX 2060 SUPER, placas de vídeo gamer intermediárias da família RTX 2000. Ambos os modelos, que ganharam muita popularidade no último ano, já haviam saído de linha há um bom tempo, mas acabaram resgatados como maneira de manter disponíveis opções de GPU acessíveis no auge das crises de criptomineração e da produção de semicondutores.

As informações foram obtidas pelo portal MyDrivers, e indicam que a Nvidia deixará de produzir o chip TU106 utilizado nas antigas soluções intermediárias, medida que já estaria começando a afetar as fabricantes parceiras de placas customizadas (AIBs), cujo suprimento dessa GPU foi reduzido. É importante destacar que a decisão não terá impacto imediato para os consumidores, que ainda devem ver uma quantidade significativa dos modelos disponíveis para compra.

Continua após a publicidade

A diferença, neste caso, é que após o fim dos estoques encontrados nas varejistas pelo mundo, tanto a RTX 2060 quanto a 2060 SUPER não serão mais repostas, lentamente desaparecendo do mercado. Os relatos das fontes sugerem que o espaço de preço deixado pelas duas GPUs devem ser ocupadas por modelos mais recentes, mas não há detalhes sobre quais seriam eles — componentes mais modestos como a RTX 3050 ou mesmo a RTX 3060 podem ser fortes candidatos, que já contam com preços similares.

Posicionadas na faixa de preço que atinge até os US$ 350 (ou R$ 2.500 no Brasil), a RTX 2060 e 2060 SUPER ganharam popularidade por conseguirem entregar um nível de desempenho bastante encorpado, apesar da arquitetura antiga, atendendo um segmento que está perdendo aos poucos o custo-benefício — e viu a situação se agravar com a escassez de componentes que assolou o mercado nos dois primeiros anos da pandemia.

RTX 2060 e 2060 SUPER foram solução na crise

Quando foram anunciadas entre 2018 e 2019, as duas integrantes da série RTX 2060 foram criticadas por apresentar uma evolução pouco significativa frente à GTX 1060, campeã de vendas e GPU mais popular entre o público gamer até hoje, como indica a pesquisa de hardware mensal feita pela Steam. A RTX 2060 padrão foi o modelo a mais sofrer críticas, por basicamente oferecer performance similar à GTX 1070 Ti e, mais grave, contar com apenas 6 GB de memória dedicada, número já apertado para a época.

Continua após a publicidade

As críticas foram aliviadas com a chegada do modelo SUPER, que elevou a capacidade de RAM para 8 GB e aumentou a potência da placa para torná-la mais próxima da RTX 2070. Ainda assim, com a chegada da linha RTX 3000, ambas foram deixadas de lado rapidamente. A situação mudou com o estouro da criptomineração e a chegada da pandemia de covid-19, combinação que resultou em uma escassez global de chips e aumento estratosférico dos preços.

Para remediar a situação, a Nvidia retomou a produção da família RTX 2060, e anunciou ainda a RTX 2060 de 12 GB, uma variante do modelo SUPER com maior capacidade de memória — que não teve o fim da produção confirmada, ainda que seja o mais provável considerando a similaridade de hardware. A estratégia teve sucesso e, com preços cada vez mais baixos conforme a crise se estabilizava, a RTX 2060 conseguiu assumir a segunda posição entre as GPUs mais populares da Steam.

Fonte: WCCFTech