Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nvidia cita "sem querer" versão de desktop da RTX 4070 em postagem

Por| Editado por Wallace Moté | 10 de Abril de 2023 às 07h07

Link copiado!

Reprodução/Nvidia
Reprodução/Nvidia
Tudo sobre Nvidia

Anunciando um dos recursos que trará ao aguardado Counter-Strike 2, a Nvidia deixou escapar "sem querer" que a GeForce RTX 4070 pode chegar em breve aos desktops. Já disponível em notebooks, o modelo intermediário da família Ada Lovelace ainda não havia sido confirmado pela gigante para estrear nos PCs de mesa, mas o anúncio, somado a múltiplos vazamentos nos últimos dias, sugere que a solução pode estar muito próxima da estreia.

Último grande anúncio da Valve, Counter-Strike 2 (ou CS 2) chega como um upgrade gratuito para donos de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) no meio do ano. Apesar de gratuita, a atualização é grande: a desenvolvedora dona da Steam vai migrar o popular game de tiro do motor gráfico Source para o Source 2, mesmo usado em títulos como Portal 2, o que vai trazer inúmeras melhorias visuais, incluindo fumaça volumétrica que reage aos tiros e iluminação repaginada, e de jogabilidade.

Como parte do upgrade, a empresa trabalhou com a Nvidia para implementar o Reflex, a tecnologia do time verde que reduz a latência (o atraso que um comando do jogador sofre até ser exibido na tela) avaliando em tempo real o desempenho do PC e a latência dos periféricos (mouse, monitor, teclado). Para demonstrar os avanços proporcionados pelo recurso, a Nvidia divulgou um slide em seu blog oficial que compara os atrasos registrados em algumas máquinas com configurações intermediárias.

Continua após a publicidade

Conforme notado primeiro pelo The Verge, além dos números promissores, o slide em questão tem mais uma informação muito interessante: a confirmação de que a RTX 4070 deve chegar em breve aos desktops — já disponível em laptops, a GPU intermediária não havia sido confirmada pela gigante para chegar aos PCs de mesa, pelo menos até o momento. Reforça o cenário a nota de rodapé, que deixa explícito que os testes foram feitos em um desktop equipado com CPUIntel Core i9 12900K.

Ainda que não seja uma surpresa, o fato da placa já ser citada em materiais oficias dá fôlego aos rumores e vazamentos recentes, especialmente considerando que a postagem foi retirada do ar pela gigante. Dito isso, caso as informações vazadas se confirmem, a publicação deve ser restaurada já nos próximos dias.

RTX 4070 pode estrear na próxima semana

Continua após a publicidade

Reunindo o que rumores e vazamentos apontaram, a Nvidia GeForce RTX 4070 deve chegar aos desktops em configurações mais robustas que sua variante para notebooks, mas sem trazer mudanças significativas em relação à RTX 3070, ao menos observando sua ficha técnica. Munida do chip AD104-250, a placa embarcaria os mesmos 46 Streaming Multiprocessors (SMs) da antecessora, contando assim com 5.888 núcleos CUDA, 46 RT Cores para Ray Tracing e 184 Tensor Cores para DLSS e outros recursos de IA.

Em contrapartida, teríamos os avanços significativos de eficiência da nova arquitetura Ada Lovelace, que resultariam em uma queda de 8% no consumo (200 W, contra 216 W da RTX 3070) e um aumento impressionante de 9 vezes na quantidade de cache L2 (36 MB, contra 4 MB da geração passada), o que significa que mais dados serão mantidos próximos aos núcleos, aprimorando o desempenho.

Outra novidade bem-vinda está na memória, que agora chegaria aos 12 GB GDDR6X, operando com velocidade de 21 Gbps, em um interface de 192-bit, para entregar 504 GB/s de largura de banda, um aumento de 12,5%. Nos testes vazados, como os do Geekbench 5, a RTX 4070 apresenta ganhos de 25% a 30% frente à RTX 3070, o que praticamente a colocaria no mesmo patamar da RTX 3080, mas com consumo quase 40% menor — a 3080 chegava aos 320 W.

Continua após a publicidade

Ainda segundo as informações, a nova placa intermediária da família RTX 4000 poderia estrear já nesta semana, em 13 de abril, com os reviews indo ao ar no dia anterior, em 12 de abril.

Fonte: Nvidia, via The Verge