Publicidade

Novos Qualcomm Snapdragon G prometem alta potência para portáteis

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
(Imagem: Divulgação/Qualcomm)
(Imagem: Divulgação/Qualcomm)
Tudo sobre Qualcomm

Quase dois anos depois de anunciar seu primeiro chipset totalmente dedicado a consoles portáteis, a Qualcomm apresentou nesta quarta-feira (23) a segunda geração da família Snapdragon G. Além de uma nova versão do G3x, solução pensada para dispositivos premium, a companhia revelou os modelos G2 e G1, desenvolvidos com foco em aparelhos mais acessíveis ou mesmo focados no streaming de games na nuvem.

Se antes tínhamos apenas um chip premium, com a chegada da nova geração, os Snapdragon G passam de fato a ser uma família, composta de soluções com diferentes níveis de desempenho e propostas de preço, seguindo os passos da linha da gigante para smartphones. Conforme explica a Qualcomm, serão três séries: G3, focada em entusiastas, com os melhores recursos para consoles Android; G2, intermediária, para portáteis que entregam boa performance em jogos mobile; e G1, básica, para streaming de games através da nuvem ou de PCs.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Snapdragon G3x Gen 2 foca em portáteis premium

O novo carro-chefe para o período de 2023 a 2024 é o Snapdragon G3x Gen 2, que promete avanços impressionantes em comparação ao G3x Gen 1 — o modelo anterior havia sido usado apenas pela Razer, no Razer Edge. Poucos detalhes técnicos foram confirmados, mas sabe-que o componente é embarcado com uma CPU de oito núcleos, acompanhado da nova GPU Adreno A32. A companhia afirma que, em relação à geração anterior, temos ganhos de 30% em CPU, e de incríveis duas a três vezes na GPU.

Os comparativos da Qualcomm sugerem que isso deve posicionar o G3x Gen 2 em um nível de performance próximo ao do Snapdragon 8 Gen 2 para smartphones, o que reforça os avanços significativos da nova geração, considerando que o chip para celulares é um dos mais potentes disponíveis para tarefas pesadas. O mais interessante é que a solução para consoles deve ter vantagem em uso prolongado graças à refrigeração ativa, com ventoinhas. Pelas estimativas da marca, o G3x Gen 2 terá estabilidade até 60% maior frente ao 8 Gen 2.

A plataforma premium teve ainda um dispositivo de referência anunciado, idealizado para auxiliar as fabricantes parceiras no desenvolvimento de seus próprios portáteis, o que indica que muitas das novidades equipadas com o chip devem trazer boa parte dos recursos vistos no aparelho da Qualcomm.

O kit conta com 12 GB de RAM LPDDR5X-4200, 256 GB de armazenamento UFS 4.0, tela AMOLED de 6,8 polegadas com taxa de 144 Hz, Wi-Fi 7, 5G mmWave, som estéreo, conector P2 para fones de ouvido, um par de câmeras Full HD, motores de vibração, bateria de 6.000 mAh com carregamento rápido Quick Charge 5 e um sistema de refrigeração ativa robusto, que seria capaz de manter o G3x Gen 2 operando a 15 W — em comparação, o Snapdragon 8 Gen 2 costuma ficar limitado a algo entre 5 W e 7 W.

Snapdragon G2 e G1 Gen 1 miram em acessibilidade

Continua após a publicidade

A gigante foi mais cautelosa ao detalhar o Snapdragon G2 Gen 1 e o Snapdragon G1 Gen 1, mantendo em segredo a maior parte da ficha técnica dos processadores. No momento, foi revelado apenas que ambos são embarcados com CPUs de oito núcleos e as inéditas GPUs Adreno A21 (para o G2 Gen 1) e Adreno A11 (para o G1 Gen 1), havendo algumas diferenças em relação a aspectos como a conectividade.

De acordo com a planilha de visão geral, o Snapdragon G2 Gen 1 suportará telas Full HD+ com taxas de atualização de até 144 Hz, 5G mmWave, Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.0, além de gravações de vídeo em até 4K a 30 FPS. É cedo para ter certeza, mas especula-se que o componente possa entregar performance próxima ao Snapdragon 778G, antigo chip intermediário da Qualcomm para smartphones que fornece desempenho razoável para a maioria dos games mobile.

Por sua vez, o Snapdragon G1 Gen 1 é ainda mais modesto, prometendo compatibilidade com telas Full HD+ com taxa de atualização de até 60 Hz, Wi-Fi 5, Bluetooth 5.0 e gravações de vídeo em até 1080P a 60 FPS. Aspectos como suporte a redes móveis e nível esperado de desempenho não foram detalhados, mas o "foco no streaming" deixa claro que a ideia é apenas oferecer um chip moderno para dispositivos básicos que trabalham com games transmitidos da nuvem, como o Logitech G Cloud.

Continua após a publicidade

No comunicado divulgado pela Qualcomm, datas precisas para a estreia dos primeiros portáteis com os novos Snapdragon G não chegaram a ser anunciadas, mas foram confirmadas algumas das companhias parceiras que pretendem adotar as soluções. Estão entre elas marcas como Huaqin, Inventec, Thundercomm e a AYANEO, conhecida pelos diversos dispositivos que lançou mirando em concorrer com o Steam Deck.

A empresa também foi responsável por indicar uma janela de lançamento, muito positiva para quem se interessou pelas novidades. Divulgando o AYANEO Pocket S, equipado com um Snapdragon G3x Gen 2, a fabricante sugeriu que a plataforma ficará disponível para os consumidores ainda em 2023. Mais interessante é que parece haver uma parceria próxima à Qualcomm, com citação aos "gamers de todo o mundo". Preços não foram confirmados, mas espere por valores elevados.

Continua após a publicidade

Fonte: Qualcomm, via XDA Developers