Qualcomm anuncia Snapdragon G3x Gen 1 para "PCs gamer dos jogos mobile"

Qualcomm anuncia Snapdragon G3x Gen 1 para "PCs gamer dos jogos mobile"

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 01 de Dezembro de 2021 às 20h00
Wallace Moté/Canaltech

No segundo dia do Snapdragon Tech Summit, a Qualcomm surpreendeu ao anunciar o Snapdragon G3x Gen 1, a primeira plataforma da empresa a chegar com foco total em oferecer uma experiência de máxima performance para games mobile. O lançamento confirma rumores datados do início do ano, que indicavam que a companhia se preparava para apostar em uma nova onda de dispositivos portáteis para jogos, similares ao Nintendo Switch.

Snapdragon G3x Gen 1 quer ser "PC gamer para jogos mobile"

Mesmo que já tenhamos visto smartphones gamer utilizando os chips da série Snapdragon 800, esses aparelhos ainda trazem a necessidade de atuar como um celular, oferecendo ao menos uma experiência razoável de comunicação, câmeras e outras funções tidas como certas em um telefone moderno.

A Qualcomm destaca que o enorme crescimento do mercado de games mobile motivou a empresa a apostar em uma nova plataforma (Imagem: Qualcomm)

A Qualcomm quer levar a experiência dos jogos mobile a um novo nível com o Snapdragon G3x Gen 1, plataforma que chega com a missão de inaugurar uma categoria de dispositivos móveis focada exclusivamente em games — o material oficial de divulgação revela as ambições da empresa ao afirmar que o componente visa equipar "os PCs gamer dos jogos mobile", no sentido de oferecer a melhor experiência portátil de gameplay.

O Snapdragon G3x Gen 1 foi desenvolvido especificamente para uma nova categoria de dispositivos, 100% focados em games mobile (Imagem: Qualcomm)

A gigante dá grande enfoque em como o G3x Gen 1 não sofrerá com as limitações dos celulares, especialmente em aquecimento e autonomia, e revela ter se inspirado no crescimento vertiginoso do mercado de jogos mobile para a nova plataforma, estabelecendo uma parceria com a Razer para a produção de um kit de desenvolvimento que visa incentivar outras fabricantes e desenvolvedores de games a tirar proveito dos recursos do chipset.

Suporte a 4K, 144 Hz e HDR com Snapdragon Elite Gaming

Poucos detalhes das especificações técnicas do Snapdragon G3x Gen 1 foram divulgados, havendo maior foco nas experiências que a plataforma pretende proporcionar ao público. Entre elas, são citadas a conectividade avançada, a potência para entregar altas taxas de quadros, áudio imersivo, feedback háptico, carregamento rápido, conexão a TVs e refrigeração ativa.

O lançamento quer oferecer máximo desempenho mesmo em uso prolongado, conectividade avançada, carregamento rápido e mais (Imagem: Qualcomm)

Não há informações sobre a CPU, ainda que deva utilizar os novos núcleos da ARM assim como o Snapdragon 8 Gen 1, mas a GPU Adreno presente no G3x Gen 1 promete ser robusta o suficiente para rodar games em até 144 FPS com HDR de 10-bit, para cores e brilho mais intensos. Além disso, haverá suporte a telas externas com resolução 4K através de conexões DisplayPort e HDMI integrada às portas USB-C de dispositivos equipados com o chip.

Também estão inclusos os recursos da 4ª geração do Snapdragon Elite Gaming, que possibilitam o update dos drivers da GPU para otimizações em lançamentos, o suporte ao Variable Rate Shading (VRS), que reduz os detalhes de trechos menos importantes dos cenários de jogos para aumentar o desempenho, a adaptação de qualidade gráfica em tempo real para manter a alta taxa de quadros, entre outros.

O suporte nativo a sistemas de resfriamento ativo para manter o desempenho em uso prolongado é um dos diferenciais do novo chip (Imagem: Qualcomm)

Para áudio, o lançamento empregará a suíte Snapdragon Sound, com tecnologias que prometem oferecer alta fidelidade sonora e baixa latência, bem como as recentes adições de som espacial inteligentes.

Já em conectividade, o novo chipset da Qualcomm utiliza o conjunto Qualcomm FastConnect 6900, mesmo do Snapdragon 8 Gen 1, que engloba Bluetooth 5.2, Wi-Fi 6 e 6E, além de 5G mmWave e sub-6. Há ainda suporte a óculos de Realidade Estendida (XR), e possibilidade de utilizar os dispositivos equipados com a solução como um controle complementar para a TV, ambos através de conexão USB-C.

Além da execução nativa de jogos Android, o Snapdragon G3x Gen 1 também está pronto para streaming, seja localmente em PCs e consoles, ou na nuvem (Imagem: Qualcomm)

A Qualcomm também fez questão de destacar que o Snapdragon G3x Gen 1 está pronto não apenas para executar jogos Android nativamente com alta qualidade, como também via streaming local, diretamente do PC, PlayStation ou Xbox, ou na nuvem, com serviços como o Xbox Cloud Gaming. Fora isso, para manter o máximo de performance mesmo sob uso prolongado, o chip está preparado para equipamentos com resfriamento ativo, com ventoinhas.

Qualcomm e Razer trabalham em kit de desenvolvimento

Para exibir todas as capacidades do Snapdragon G3x Gen 1, a Qualcomm estabeleceu uma parceria com a Razer para a criação do Snapdragon G3x Handheld Gaming Developer Kit. O dispositivo incorpora todas as tecnologias oferecidas pelo novo processador, e funciona como uma vitrine da visão da Qualcomm para o futuro dos games mobile, ao mesmo tempo em que permite aos desenvolvedores de jogos prepararem experiências para os usuários.

O kit desenvolvido em parceria com a Razer traz o novo Snapdragon G3x Gen 1, tela OLED HDR de 120 Hz, 5G, bateria de 6.000 mAh e mais (Imagem: Qualcomm)

Além do Snapdragon G3x Gen 1, o aparelho é equipado com tela OLED de 6,65 polegadas com resolução Full HD+, suporte a HDR10 de 10-bit e taxa de atualização de 120 Hz, conjunto de quatro speakers otimizados pelas tecnologias Snapdragon Sound, sistema de refrigeração ativa, webcam Full HD para streamers, motores de feedback háptico, botões integrados com mapeamento da AKSys e bateria de 6.000 mAh.

O kit de desenvolvimento produzido com a Razer está disponível a partir desta quarta (1) para desenvolvedores (Imagem: Qualcomm)

O Qualcomm Snapdragon G3x ainda não tem previsão para chegar ao público. No entanto, a empresa destaca que a solução será disponibilizada a partir de hoje aos desenvolvedores com o Developer Kit, para que conteúdo compatível seja criado e, assim, as fabricantes de dispositivos possam preparar os aparelhos para consumidores.

O Editor Wallace Moté viajou ao Hawaii a convite da Qualcomm para cobrir o Snapdragon Tech Summit.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.