Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novas memórias GDDR7 da Samsung para GPU terão velocidades de 37 Gbps

Por| Editado por Jones Oliveira | 30 de Janeiro de 2024 às 20h01

Link copiado!

Divulgação: Samsung/Montagem: Felipe Vidal/Canaltech
Divulgação: Samsung/Montagem: Felipe Vidal/Canaltech
Tudo sobre Samsung

A Samsung está prestes a anunciar suas novas memórias GDDR7 para GPUs durante a ISSCC 2024 (Conferência Internacional de Circuitos de Estado-Sólido). Segundo a programação do evento, a empresa tem uma palestra agendada dia 20 de fevereiro onde irá apresentar suas novas memórias GDDR7 para GPU com módulos de 16 Gb e velocidades de 37 Gbps, 50% mais que as atuais GDDR6X que equipam as GeForce RTX.

Considerando que a largura de banda de memórias é uma relação direta entre velocidades de transferência e barramento, módulos GDDR7 de 37 Gbps (4,625 GB/s) podem entregar larguras de até 2,3 TB/s em configurações de 512-bit. É importante ainda frisar que o padrão GDDR é adotado, principalmente, no segmento consumidor de GPUs gamers e profissionais, com produtos para servidores e IA favorecendo as memórias HBM.

Continua após a publicidade

De olho no mercado da Micron

Até o momento, as memórias GDDR que equipam a maioria das placas de vídeo GeForce RTX 3000 e RTX 4000 da NVIDIA são fornecidas pela Micron. No entanto, mesmo as GDDR6X mais rápidas da empresa entregam apenas 23,5 Gbps efetivamente, pouco abaixo do limite teórico. 

Por mais que a diferença teórica entre os módulos das duas empresas seja pequena na geração atual, a vantagem da Samsung deve subir em breve. A Micron confirmou apenas memórias GDDR7 de até 32 Gbps para 2025, com seus módulos mais rápidos chegando só no ano seguinte. 

Dessa forma, caso a Samsung entregue memórias tão mais rápidas já na primeira implementação do novo padrão, não seria surpreendente se a NVIDIA fechasse alguns contratos de fornecimento com a sul-coreana, ao menos para produtos topo de linha.

Fonte: ISSCC