SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Memórias GDDR7 de 24 GB e 36 Gbps chegam em 2026

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Novembro de 2023 às 09h40

Link copiado!

Micron
Micron

A Micron, apresentou o planejamento dos próximos anos para os setores de memórias. A empresa planeja lançar memórias GDDR7 de 24 GB para GPUs, com velocidades de 36 Gbps em 2026. Além disso, as memórias HBM4 com módulos de até 64 GB e até 2 TB/s de velocidade, praticamente o dobro das HBM3E, chegam ao mercado em 2028.

A informação foi publicada com exclusividade pelo Tom’s Hardware, que detalha a estratégia da fabricante especializada em memórias e dispositivos de armazenamento para a evolução desses mercados. Mais do que o segmento gamer, as soluções para servidores de IA são as que mais devem evoluir nos próximos anos.

Continua após a publicidade

Escalonamento rápido de memória

Atualmente, as placas de vídeo utilizam padrão de memória GDDR6X, com módulos de até 16 GB e velocidades de até 24 Gbps. Contudo, as novas GPUs Nvidia RTX 5000, previstas para o final de 2024, já devem contar com a primeira implementação das GDDR7.

Uma diferença importante é que os novos módulos passam a comportar até 24 GB, permitindo placas com bem mais VRAM. No quesito velocidade, o incremento das primeiras GDDR7 é de 33%, atingindo 32 Gbps. Considerando o ciclo de, geralmente, 2 anos entre famílias de placas de vídeo, a geração seguinte de placas RTX irá contar com módulos de até 36 Gbps, 50% mais rápidos que os GDDR6X.

Continua após a publicidade

O salto de velocidade é ainda maior para as memórias HBM, utilizadas principalmente em GPUs para servidores de IA. Atualmente, o padrão HBM utilizado nas GPUs Nvidia H100 conta com velocidades de aproximadamente 1,2 TB/s, escalonado para 7,8 TB/s com GPUs combinadas via tecnologia NVlink.

🛒Compre placas de vídeo Nvidia GeForce RTX com o melhor preço!

🛒Compre memórias DDR5 para desktop e notebook com o melhor preço!

Continua após a publicidade

A atualização das memórias HBM3e de 2024 visa ampliar o tamanho dos módulos de 16 GB par 24 GB. Entre 2025 e 2028, o escalonamento deve saltar para módulos de 36 GB, 48 GB e 64 GB, com as velocidades ultrapassando os 2 TB/s. Incrementos dessas proporções são essenciais para garantir que as soluções de memória atendam ao avanço rápido do mercado de IA, evitando gargalos de desempenho.

Fonte: Tom's Hardware