Novas CPUs da AMD podem ter núcleos híbridos e até 40 CUs
Por Felipe Vidal • Editado por Jones Oliveira |
A AMD tem uma coleção de famílias de APUs prontas para serem lançadas no futuro. Agora, um novo vazamento indica que os modelos da linha Strix Point também podem ter um tipo de arquitetura híbrida ao combinar núcleos Zen 5 e Zen 5c.
A informação surge do usuário do Twitter @Olrak29_ e foi comentada por kopite7kimi, respeitado informante da comunidade de hardware. A publicação sugere que uma das APUs Strix Point chegaria com uma configuração de 12 núcleos, dos quais quatro deles seriam cores Zen 5 "padrão" e os outros oito núcleos seriam os Zen 5c.
Essa informação bate com um vazamento anterior de um banco de dados. Um dos modelos encontrados dessa linha também tinha 12 núcleos, 24 threads e TDP (Thermal Design Power) de 54W. Além disso, a AMD confirmou recentemente que a linha Ryzen 7040 traria núcleos híbridos da arquitetura Zen 4 em um modelo específico.
Tudo isso pode corroborar com o vazamento de Olrak29, dando a ideia de que esse modelo fará parte da futura linha Ryzen 8050. Em geral, os modelos Strix Point devem utilizar um die monolítico de 4 nanômetros (nm) com até 16 Unidades Computacionais (CUs) para a placa de vídeo integrada.
Além disso, o leaker indicou detalhes sobre outro modelo de uma linha de APUs variante: a Strix Halo. Também conhecida internamente como Starlak, esse chip deve ser um dos carros-chefe da AMD em 2024.
Strix Halo pode ter 16 núcleos Zen 5
Os rumores sugerem que a SKU teria 16 núcleos em Zen 5, também corroborando com a descoberta de um modelo similar no mesmo banco de dados. O detalhe é que esses 16 núcleos seriam divididos em dois DIEs principais, já que a Strix Halo deve funcionar em um esquema de chiplets. Dessa forma, oito núcleos estariam no "primeiro andar" e outros oito ficariam logo acima.
Isso deve funcionar de uma maneira parecida como a AMD já faz com a tecnologia de empilhamento vertical de 3D V-Cache. Kopite7kimi ainda sugere que esse modelo deve ser bem parecido com a futura família Granite Ridge para desktops, os Ryzen 8000 para computadores de mesa.
A diferença é a quantidade de Unidades Computacionais para a iGPU, que no caso da Strix Halo pode ser de até 40. Esses núcleos devem atuar com base na microarquitetura RDNA 3.5, uma "revisão" do RDNA 3 convencional.
Tanto as APUs Strix Point quanto a Strix Halo só devem ser lançadas no segundo semestre de 2024. Os processadores Ryzen 8000 também têm uma janela de lançamento similar.