Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft e AMD podem produzir chip ARM com GPU Radeon para novo Surface Pro X

Por| Editado por Wallace Moté | 05 de Outubro de 2021 às 11h04

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre AMD

A Microsoft anunciou no final de setembro atualizações para sua família de tablets Surface. Além dos novos Surface Pro 8 e Surface Go 3, com chips mais potentes e telas com taxa de atualização de até 120 Hz, a empresa também revelou uma nova versão do Surface Pro X, aparelho com chip ARM proprietário que basicamente traz como única novidade a adição do Windows 11 de fábrica.

Rumores indicaram que esse update tímido foi resultado de um adiamento do Surface Pro X2, com a empresa aguardando a estreia da terceira geração do Snapdragon 8cx para ser anunciado. No entanto, novas informações do leaker Tron sugerem que, na verdade, a Microsoft estaria trabalhando em uma nova solução proprietária, significativamente mais potente, junto a uma nova parceira: a AMD.

Microsoft e AMD estariam desenvolvendo novo chip ARM

Continua após a publicidade

De acordo com as informações, as duas companhias estariam desenvolvendo uma solução poderosa, bastante superior ao Microsoft SQ2 presente no atual Surface Pro X. A nova plataforma tiraria proveito dos núcleos Cortex-X1 de máxima potência da ARM, mas não está claro se o chip seria composto apenas por núcleos desse tipo, ou se haveria uma mescla com núcleos de maior eficiência energética.

Outra observação importante é que já há um Cortex-X2, com promessa de maior desempenho e eficiência — a suposta defasagem, no entanto, seria compensada com clocks mais altos e uma nova litografia. A parceria também resultaria em uma GPU integrada bastante poderosa, baseada na microarquitetura RDNA 2, mesma do aguardado Exynos 2200 da Samsung e das placas Radeon RX 6000 para desktop.

Com 8 Unidades Computacionais (CUs), ou 4 Processadores de Grupo de Trabalho (WGPs), o chip gráfico entregaria desempenho próximo ao da Nvidia GeForce GTX 1050, patamar respeitável considerando se tratar de uma solução integrada.

Continua após a publicidade

Solução pode ser fabricada pela TSMC e chegar a outros laptops

Ainda segundo Tron, o novo processador de Microsoft e AMD seria fabricado no processo N5 de 5 nm da TSMC — originalmente, o componente utilizaria a litografia de 5 nm da Samsung, mas a produção não estava atingindo um bom nível. A mudança teria afetado o lançamento que, previsto para ocorrer ainda neste ano, foi adiado para uma data até então indefinida.

O lado positivo da transição é que o uso do N5 da TSMC deve resultar em performance mais robusta, graças à maior densidade de transistores da tecnologia em comparação ao processo de 5 nm da Samsung. Ainda assim, a gigante sul-coreana deve colaborar na produção ao fornecer modens Exynos para conectividade 5G, que devem ser equipados separadamente.

Continua após a publicidade

Outra boa novidade é que, apesar da parceria com a Microsoft, o processador não seria uma exclusividade da família Surface, sendo disponibilizado também para notebooks compactos de outras fabricantes, ainda que não se saiba quais delas adotariam o chip.

Fonte: Tron, TechSpot, HDBlog