Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Maioria dos usuários do Windows não sabe que o Windows 11 existe, diz pesquisa

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Outubro de 2021 às 17h32

Link copiado!

Reprodução/Stardock
Reprodução/Stardock
Tudo sobre Microsoft

Uma pesquisa realizada pela Savings.com revelou dados interessantes sobre o comportamento do usuário em relação ao Windows 11. Mais de mil utilizadores do Windows nos Estados Unidos foram ouvidos se pretendem ou não migrar para o novo sistema operacional.

O primeiro dado curioso divulgado é que apenas 38% dos entrevistados sabiam na chegada do novo Windows. Dois em cada três usuários sequer sabiam se seus computadores têm os requisitos de hardware necessários para fazer a mudança, enquanto 45% do total não tinham certeza de fariam o download de imediato.

Continua após a publicidade

E para quem pensa que tecnologia é coisa de gente jovem, um dado da Savings joga a teoria por terra: apenas 28% dos usuários entre 18 e 24 anos sabiam que um novo sistema operacional esta prestes a chegar. No grupo das pessoas mais velhas, acima de 55 anos, os números alcançaram 56%.

Cerca de 41% dos entrevistados disseram que topariam fazer a instalação quando chegasse a sua vez. Nesse critério, os jovens são mais propensos do que os mais velhos a migrar, na avaliação da Savings.

Mesmo sem saber da novidade, o fato é que o Windows 11 chegará na próxima semana e afetará algumas dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo. Embora o macOS tenha crescido bastante nos últimos anos e o Linux se mantenha como o queridinho dos desenvolvedores, o sistema da Microsoft segue muito à frente dos rivais quando o assunto é base instalada.

O que mais chamou a atenção?

Continua após a publicidade

Se a maioria nem sabe da existência do Windows 11, imagina conhecer os seus recursos e novidades, não é? Mesmo assim, o levantamento conseguiu apurar o que deixa as pessoas mais empolgadas sobre a migração. Dos que decidiram saltar para o novo, 38% não tem certeza de qual é a novidade mais empolgante, embora a capacidade de executar apps do Android tenha tido um bom índice de respostas.

Recursos mais empolgantes do Windows 11

  • Não tenho certeza: 38%
  • Capacidade de executar aplicativos Android: 14%
  • Nova aparência: 13%
  • Capacidades para impulsionar games: 13%
  • Recursos de segurança adicionais 11%
  • Ditado de voz com pontuação automática 4%
  • Widgets 3%
  • Loja de aplicativos do Windows atualizada 2%
  • Outros 2%

Talvez a maior surpresa tenha sido a nova aparência ter ficado apenas na terceira colocação, afinal isso é o que as pessoas notam de imediato. Na parte visual, o Windows 11 é realmente um prato cheio ao oferecer novos ícones, menus alterados, janelas com cantos arredondados, uma barra de tarefas centralizada e com opções diferenciadas, entre outras adições.

Continua após a publicidade

O "impulso" para aprimorar games também é uma realidade no sistema, que adicionará HDR automático e DirectStorage, recursos extraídos do console Xbox Series. Esses recursos exibem imagens aprimoradas, se a sua máquina for compatível, e carregamento mais rápido dos jogos. Curiosamente, aqueles que usam seus PCs para jogos estavam entre os menos propensos a instalar o novo Windows (40%).

Já os apps de Android devem rodar diretamente em um subsistema criado para tal finalidade. De início, os programas serão baixados da Amazon Appstore e devem rodar como se estivessem em um dispositivo móvel. A parte boa será poder desfrutar de programas exclusivos de celulares na tela maior do computador e sem precisar de emulador.

Hardware pode ser um problema

Continua após a publicidade

A pesquisa da Savings faz uma ressalva bastante importante sobre a exigência de especificações de hardware do Windows 11. A exigência de processamento, RAM, armazenamento, placas de vídeo e o chip de segurança Trusted Platform Module (TPM) 2.0 devem ser uma barreira limitadora forte.

Placas, memória e HDs são simples de adicionar, embora tenham um custo elevadíssimo nos últimos meses, mas os outros requisitos são muito mais complexos. Conforme o site lembrou, especialistas sugeriram que computadores adquiridos antes de 2019 provavelmente não terão o TPM 2.0 ou compatibilidade com o Secure Boot, duas coisas que a companhia não pretende abrir mão.

Embora tenha criado um aplicativo que avise ao usuário se ele tem ou não os requisitos técnicos necessários para atualizar, o fato é que isto é algo bastante técnico para o usuário comum. Se ele tentar migrar e não conseguir, possivelmente vai se manter no Windows 7 ou 10.

Continua após a publicidade

Será que a Microsoft tem alguma carta escondida na manga ou se manterá impassível diante de uma adesão lenta e improvável do novo Windows 11? O lançamento oficial está marcado para o próximo dia 5 de outubro.

Fonte: Savings