Publicidade

AMD pode fechar parceria com a MediaTek para desenvolvimento de chips

Por  • Editado por  Wallace Moté  | 

Compartilhe:
Divulgação/Mediatek
Divulgação/Mediatek

Nos últimos anos, a AMD cresceu de maneira exponencial ao oferecer produtos cada vez mais potentes com elevado custo-benefício. A fabricante conseguiu assumir destaque entre desktops e notebooks, tem forte vantagem no mercado de servidores, é a responsável pelos processadores utilizados pelo PlayStation 5 e Xbox Series X|S e entrou no segmento de FPGAs com a aquisição da Xilinx.

Agora, a companhia pretende aumentar sua participação nos celulares com a estreia da GPU Radeon Mobile no Exynos 2200, em uma parceria com a Samsung. No entanto, essa não deve ser a única iniciativa da empresa em dispositivos portáteis, se os relatos de fontes do portal DigiTimes estiverem corretos.

AMD e MediaTek podem estabelecer uma parceria

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo as informações, AMD e MediaTek estariam negociando a formação de uma Joint Venture, isto é, uma união temporária estabelecida entre duas empresas para atingir um objetivo comum, sem que as companhias percam suas identidades. Essa parceria seria destinada a desenvolver SoCs com conectividade 5G, Wi-Fi 6 e rede cabeada para notebooks.

Considerando a natureza do acordo, além da existência de gráficos RDNA 2 para processadores da Samsung, é provável que as soluções desenvolvidas em conjunto também integrem as GPUs da AMD.

Ainda segundo o rumor, os primeiros frutos da parceria chegariam ao mercado apenas em 2024, mas teriam fortes benefícios para ambas, dando oportunidade para que a MediaTek amplie sua participação no segmento de laptops, enquanto permite que a AMD possa trabalhar com chips baseados em ARM sem precisar desenvolver uma solução do zero.

Apesar de a cooperação não ter sido confirmada pelas empresas até o momento, há embasamento para acreditar que a colaboração é real — essa não seria a primeira vez que AMD e MediaTek trazem aos consumidores soluções nascidas de uma parceria entre as duas gigantes.

Empresas já colaboraram recentemente

O AYA Neo é um dos mais recentes exemplos de PCs compactos em formato de console portátil. O aparelho é equipado por APUs da AMD e, junto ao conjunto de processamento, emprega o modem de Wi-Fi 6 AMD RZ608. No entanto, análises mais aprofundadas descobriram que a solução é, na verdade, uma versão renomeada do MT7921K da MediaTek.

Continua após a publicidade

Essa colaboração não apenas reforça os novos rumores, como também pode ter servido como uma etapa experimental para futuras parcerias. Resta agora esperar para que uma das companhias confirme a novidade.

Fonte: VideoCardz