AMD pode fechar parceria com a MediaTek para desenvolvimento de chips
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Nos últimos anos, a AMD cresceu de maneira exponencial ao oferecer produtos cada vez mais potentes com elevado custo-benefício. A fabricante conseguiu assumir destaque entre desktops e notebooks, tem forte vantagem no mercado de servidores, é a responsável pelos processadores utilizados pelo PlayStation 5 e Xbox Series X|S e entrou no segmento de FPGAs com a aquisição da Xilinx.
- AMD Radeon RX 6600 tem especificações e possível data de lançamento vazadas
- MediaTek anuncia chip Kompanio 900T para tablets e notebooks com 5G
Agora, a companhia pretende aumentar sua participação nos celulares com a estreia da GPU Radeon Mobile no Exynos 2200, em uma parceria com a Samsung. No entanto, essa não deve ser a única iniciativa da empresa em dispositivos portáteis, se os relatos de fontes do portal DigiTimes estiverem corretos.
AMD e MediaTek podem estabelecer uma parceria
Segundo as informações, AMD e MediaTek estariam negociando a formação de uma Joint Venture, isto é, uma união temporária estabelecida entre duas empresas para atingir um objetivo comum, sem que as companhias percam suas identidades. Essa parceria seria destinada a desenvolver SoCs com conectividade 5G, Wi-Fi 6 e rede cabeada para notebooks.
Considerando a natureza do acordo, além da existência de gráficos RDNA 2 para processadores da Samsung, é provável que as soluções desenvolvidas em conjunto também integrem as GPUs da AMD.
Ainda segundo o rumor, os primeiros frutos da parceria chegariam ao mercado apenas em 2024, mas teriam fortes benefícios para ambas, dando oportunidade para que a MediaTek amplie sua participação no segmento de laptops, enquanto permite que a AMD possa trabalhar com chips baseados em ARM sem precisar desenvolver uma solução do zero.
Apesar de a cooperação não ter sido confirmada pelas empresas até o momento, há embasamento para acreditar que a colaboração é real — essa não seria a primeira vez que AMD e MediaTek trazem aos consumidores soluções nascidas de uma parceria entre as duas gigantes.
Empresas já colaboraram recentemente
O AYA Neo é um dos mais recentes exemplos de PCs compactos em formato de console portátil. O aparelho é equipado por APUs da AMD e, junto ao conjunto de processamento, emprega o modem de Wi-Fi 6 AMD RZ608. No entanto, análises mais aprofundadas descobriram que a solução é, na verdade, uma versão renomeada do MT7921K da MediaTek.
Essa colaboração não apenas reforça os novos rumores, como também pode ter servido como uma etapa experimental para futuras parcerias. Resta agora esperar para que uma das companhias confirme a novidade.
Fonte: VideoCardz