Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel Arc Alchemist pode ter modelo topo de linha lançado apenas em junho

Por| Editado por Wallace Moté | 10 de Fevereiro de 2022 às 09h21

Link copiado!

Reprodução/Intel
Reprodução/Intel
Tudo sobre Intel

Fontes do leaker Moore's Law is Dead indicam que a família de GPUs gamer Intel Arc Alchemist deve ser lançada aos poucos no decorrer do primeiro semestre de 2022. Ao que parece, a gigante de Santa Clara deve estrear a linha a partir dos modelos mais básicos para notebook, chegando às placas mais potentes para desktop apenas no final do segundo trimestre.

Intel Arc Alchemist topo de linha pode estrear em junho

Segundo as informações, os principais lançamentos da família Arc Alchemist só aconteceriam no segundo trimestre de 2022, e a maior parte das fontes acredita que o modelo topo de linha, equipada com chip DG2-512, deve ser disponibilizado apenas entre maio e junho. Dito isso, a Intel pode realizar um "paper launch" antes disso, revelando todos os detalhes da solução e das irmãs menos potentes sem de fato trazê-las ao mercado.

Continua após a publicidade

Na verdade, espera-se que a companhia aproveite algum dos grandes eventos de games do primeiro semestre para finalmente revelar informações completas da linha Arc — a aposta está na PAX East, marcada para acontecer entre os dias 21 e 24 de abril. Por outro lado, os modelos mais básicos para notebook, como a recém-vazada Arc A370M, com chip DG2-128, poderiam chegar antes mesmo da apresentação, entre março e abril.

Curiosamente, o leaker destaca que as placas já poderiam ser lançadas no próximo mês, mas sugere o chefe da divisão de gráficos da Intel, Raja Koduri, quer ter certeza que os drivers estão bem ajustados para garantir boa recepção da mídia e dos usuários. Felizmente, apesar dos atrasos, Moore's Law is Dead está confiante em relação ao desempenho e aos estoques das placas Arc, e até mesmo aos drivers, que devem ser ao menos razoavelmente otimizados.

Continua após a publicidade

O informante também enxerga que os adiamentos devem forçar a Intel a trabalhar com preços ainda mais competitivos do que o esperado, especialmente considerando a proximidade das próximas gerações de placas de AMD e Nvidia, as GPUs RDNA 3 e Lovelace, que devem garantir ao menos o dobro de desempenho em comparação às atuais RDNA 2 e Ampere.

Mudanças no site oficial reforçam rumor

Além da credibilidade de Moore's Law is Dead, cuja taxa de acerto nos vazamentos é bastante alta, as mudanças que a Intel realizou no site oficial da família Arc no início de janeiro, mesmo após ter apontando para um lançamento no primeiro trimestre em sua apresentação na CES 2022, reforçam a possibilidade das novas informações de disponibilidade estarem corretas.

Continua após a publicidade

A página foi atualizada e teve a promessa de lançamento modificada de "primeiro trimestre de 2022" para apenas "2022", sem uma janela mais específica. Outro ponto interessante, que se alinha com as informações divulgadas pelo leaker, é o evento Intel VisiON anunciado durante a CES 2022, parte do circuito de apresentações anuais ON da empresa, marcado justamente para maio.

Fonte: Moore's Law is Dead, VideoCardz