Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

JEDEC revela memória GDDR7 de até 192 GB/s para novas GPUs

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Março de 2024 às 09h42

Link copiado!

NVIDIA
NVIDIA

A JEDEC, organização internacional de padrões para semicondutores, anunciou a publicação das novas memórias GDDR7 tão esperadas pelo mundo do hardware na última terça-feira (5). Desenvolvidas para integrarem as próximas gerações de placas de vídeo, o novo formato promete uma largura de banda altíssima, chegando a até 192 GB/s por módulo.

Essa não é a primeira vez que ouvimos falar no GDDR7, uma vez que empresas como a Samsung já haviam antecipado a chegada do novo padrão. O que acontece agora é que esse tipo de memória foi oficialmente cadastrado pela JEDEC, órgão máximo no controle de memórias. A ideia é que os 192 GB/s por módulo fiquem em equilíbrio com frequências muito velozes, batendo no teto de 48 Gbps.

Os números elevados não são por acaso, visto que o GDDR7 usa a tecnologia PAM3 (Pulse Amplitude Modulation). O recurso fornece três níveis de sinalização de dados em bits (-1, 0, +1), que reflete em 50% a mais de eficiência na transmissão dos dados em relação ao GDDR6.

Continua após a publicidade

GDDR7 em novas GPUs só em 2025

Esse novo tipo de memória de vídeo chega seis anos após a introdução do GDDR6 no lançamento das NVIDIA GeForce RTX 20, que trabalhavam com o máximo de 56 GB/s por módulo. Na geração seguinte veio a implementação do GDDR6X, com até 96 GB/s. 

Apesar da indústria parecer bem animada com o lançamento do GDDR7 e o público esperar ver essa tecnologia em ação, talvez tenhamos que esperar um pouco. Há rumores de que a NVIDIA usará esse tipo de VRAM nas RTX 5000 de codinome Blackwell, enquanto a AMD eventualmente poderia aderir isso nas próximas GPUs com RDNA 4. A data de lançamento é incerta, mas tudo aponta para uma janela a partir do início de 2025, ou, preferencialmente, 2026.

“IA, HPC, e jogos de alta qualidade estão demandando muita performance de memória para processar dados em velocidades sem precedentes. O GDDR7 [da Samsung] de 32 Gbps atingirá 1,6x mais de desempenho com mais confiabilidade e economia”, comenta o Head of Memory Product Planning da Samsung, YongCheol Bae