Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel volta atrás e nega que Meteor Lake chegará para desktops

Por| Editado por Jones Oliveira | 27 de Setembro de 2023 às 10h25

Link copiado!

Reprodução/Intel
Reprodução/Intel
Tudo sobre Intel

Uma executiva da Intel confirmou há alguns dias a chegada dos processadores Meteor Lake para desktops, mas a companhia voltou atrás e esclareceu que os componentes só estarão disponíveis em mini PCs e sistemas All-in-One pré-montados.

A informação cai como um balde de água fria em quem imaginava que poderia comprar os novos processadores de 14ª geração e encaixar em placas-mãe para utilizar como quiser. Mini PCs e sistemas All-in-One são soluções que atuam com CPUs integradas de baixo consumo, logo não é possível realizar a alteração dos componentes, com exceção de certas peças, como memória RAM e armazenamento.

A confusão começou quando Michelle Johnston Holthaus, vice-presidente e gerente geral do grupo de computação para clientes da Intel, confirmou em entrevista que os Meteor Lake chegariam aos computadores de mesa. Do ponto de vista técnico, de fato, os sistemas mencionados acima se encaixam como desktops, mas, na prática, esses aparelhos se encaixam em outro segmento, justamente pela falta de acessibilidade aos componentes.

Continua após a publicidade

CPUs Arrow Lake devem usar o soquete LGA-1851

Antes, acreditava-se que os Meteor Lake-S, como seriam chamadas as versões de desktop, usariam o soquete LGA-1851. No entanto, com os esclarecimentos recentes por parte do time azul, os processadores serão integrados diretamente na placa-mãe.

Na verdade, a explicação da Intel cria um pouco mais de sentido para o planejamento da empresa em 2024. Com os Meteor Lake de desktop lançando no segundo semestre do ano apenas para mini PCs e All-in-Ones, não haverá competição interna com os Arrow Lake. Essa geração deve ser a responsável por introduzir o soquete LGA-1851 nos computadores de mesa no fim do próximo ano.

Infelizmente, os entusiastas do hardware vão precisar se contentar com os processadores Meteor Lake apenas nos notebooks, quando os primeiros modelos forem lançados em dezembro.

Fonte: ComputerBase