Publicidade

Intel permite técnica extrema para resfriar Core i9-14900KS

Por| Editado por Jones Oliveira | 19 de Março de 2024 às 21h00

Link copiado!

Reprodução/Intel YouTube
Reprodução/Intel YouTube
Tudo sobre Intel

Lançado na última semana, o Intel Core i9-14900KS chegou ao mercado como o novo processador mais rápido para o mercado doméstico, atingindo incríveis 6,2 GHz de clock. No entanto, toda essa velocidade traz temperaturas e um consumo energético bem altos, fazendo com que a própria Intel tenha autorizado algumas empresas a realizarem o processo de delid para reduzir o calor do componente.

Muito conhecida no mundo do hardware, o delid é uma técnica que consiste em remover o IHS (Integrated Heat Spreader), ou seja, a tampinha metálica do processador. Essa tampinha, na verdade, é apenas uma camada de metal que serve como condutora do calor para o cooler e abaixo dela há uma camada de pasta térmica, unindo o processador de fato.

O truque do delid é remover essa tampa e retirar a pasta térmica original do processador. Então, uma nova pasta térmica de alta qualidade é adicionada, mas processos extremos também envolvem a adição de metal líquido ou outros materiais com alta condutividade térmica, visando reduzir a temperatura em componentes mais esquentadinhos, como é o caso do Intel Core i9-14900KS.

Continua após a publicidade

i9-14900KS puxa 400 W de energia

A informação indica que a Intel autorizou algumas empresas parceiras a realizarem esse procedimento para reduzir as temperaturas, mas manterá a garantia de fábrica caso algo dê errado. Vale mencionar que somente os Core i9-14900KS de PCs pré-montados chegariam com essa alteração, enquanto os modelos individuais vendidos no varejo não seriam modificados.

O fato da Intel permitir e continuar fornecendo garantia aos processadores modificados é um sinal que o Core i9-14900KS passa da linha quando o assunto é consumo. Inclusive, o youtuber der8auer, que vazou a informação, salienta que a CPU chega a puxar cerca de 400W quando em alta carga.

O Canaltech está no WhasApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Por mais que a própria Intel tenha autorizado outras empresas especializadas a realizar o delid, esse processo não é recomendado para usuários leigos tentarem em casa. Caso você tenha um processador esquentadinho como esse, o melhor cenário é investir em um bom water cooler de 360mm e uma pasta térmica de alta qualidade.