Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quando usar um water cooler no computador?

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Dezembro de 2023 às 16h30

Link copiado!

Cooler Master/Reprodução
Cooler Master/Reprodução

Os air coolers são o tipo de resfriamento mais clássico disponível para os computadores, mas hoje em dia os water coolers já estão dominando o mercado com seus radiadores, muitas ventoinhas e os LEDS RGB. Por mais que sejam duas ótimas soluções de arrefecimento, em alguns cenários de uso você deve usar um water cooler no seu computador.

Mas quais cenários são esses? Para responder a essa dúvida, o Canaltech entrevistou o Gerente de Marketing da Cooler Master no Brasil, Anderson Viana, e elencou 6 situações em que você deve usar um water cooler no seu computador:

6. Quando você quer muito desempenho

Continua após a publicidade

Os water coolers são mais potentes que os air coolers na hora de resfriar o processador. Para Viana, essa máxima não é um demérito em relação aos air coolers, mas sim um fato, justamente por esse tipo de produto retirar a energia térmica da CPU com o vento, enquanto o liquid cooling utiliza um composto líquido para isso.

"Quando a gente fala no segmento high-end [para processadores], eu acho que inevitavelmente ele vai ter que comprar um water cooler se ele quiser o melhor. Essa não é uma resposta padrão porque há muitos modelos no mercado, mas o water cooler tem uma dissipação de calor muito forte", comenta Anderson.

Dessa forma, os water coolers são mais recomendados para esses processadores que esquentam muito, como os topo de linha da Intel e AMD. Por exemplo, faz bastante sentido combinar um WC de 360mm com um Core i7 ou Core i9, assim como os Ryzen 7 e Ryzen 9, notoriamente conhecidos pelas altas temperaturas. Mas essa é uma resposta para os produtos premium. Os water coolers de 240mm, por exemplo, casam muito bem com processadores dessa categoria, mas a diferença de desempenho em relação aos air coolers já não é tão grande assim.

5. Quando seu processador pede socorro

É comum muitos usuários investirem em air coolers premium, caros e modernos e mesmo assim esses produtos não darem conta de resfriar o processador. Não há uma resposta mágica para isso, mas às vezes um chip específico pode não reagir bem com o resfriamento a ar e acaba ficando com temperaturas altas.

Por isso, se a sua CPU permanecer em temperaturas altas demais, mesmo que ela não seja das mais exigentes, é bom procurar um water cooler de qualidade. Antes disso, verifique o ressecamento da pasta térmica e o fluxo de ar do gabinete para tentar eliminar o problema sem gastar dinheiro; se isso não resolver, o liquid cooling deve solucionar a questão.

Continua após a publicidade

🛒Compre o water cooler Cooler Master MasterLiquid ML240L V2 240mm em promoção na Kabum!

4. Quando você faz overclock

O overclock é uma técnica para acelerar o processador ao aumentar suas frequências. No entanto, quanto mais dessa frequência é elevada, mais quente a CPU fica e mais potente o cooler precisa ser para dissipar esse calor.

Mudar apenas 100 ou 200 Mhz em um processador pode subir a temperatura em muitos graus e fazer com que o componente fique tão quente que precise desligar automaticamente. Dessa forma, water coolers de 360mm são bem usados por overclockers e são a melhor opção caso a sua vontade seja essa. Mas se o que você quer é levar as frequências nas alturas, é bom se preparar muito para investir em hidrogênio líquido.

Continua após a publicidade

🛒Compre o water cooler ASUS ROG Ryujin III 360mm em oferta na Kabum!

3. Quando você gosta de iluminação

A febre dos PCs gamer cheio de luzes de LED com RGB não é um fenômeno temporário. Aliás, muitas pessoas até mesmo fazem a associação que quanto mais luzes um componente tem, mais potente ele é. Certamente, a quantidade de LEDs piscantes na sua frente não é sinônimo de mais FPS na tela nem de mais calor dissipado, como brinca Anderson.

Continua após a publicidade

No entanto, é inegável que um belo conjunto de ventoinhas coloridas torna o ambiente mais interessante. Então, o visual é um ponto a se considerar para os water coolers, que geralmente trazem algum tipo de iluminação, seja ela estática ou customizável via aplicativos. De fato, muitos air coolers têm ventoinhas bonitas, mas é difícil chegar perto dos WC nesse sentido.

Vale lembrar que muitos water coolers topo de linha possuem algum tipo de iluminação ou display na própria bomba. Vários desses produtos permitem algum tipo de personalização para mostrar imagens ou até mesmo informações de monitoramento da temperatura, por exemplo. Somado com o show de luzes, isso é perfeito para quem quer uma montagem forte e marcante dentro do gabinete.

2. Quando você quer mais espaço

Continua após a publicidade

Embora os water coolers não sejam exatamente pequenos, o radiador fica praticamente escondido em seu lugar de encaixe, deixando apenas as mangueiras, a bomba e parte das ventoinhas a mostra. Dessa forma, essa solução de arrefecimento é boa quando o usuário quer ter mais espaço livre dentro do gabinete.

Porém, você precisa se certificar se o seu gabinete é compatível com o water cooler que você está querendo comprar. O ideal é sempre instalar o radiador no topo, mas em certas situações é possível anexar a peça na parte frontal. O único cuidado é que a bomba não fique acima do topo do radiador, pois dessa forma há a criação de bolhas de ar que geram ruído e podem causar defeitos ao longo prazo.

"Com o air cooler você tem naturalmente uma barreira para o fluxo de ar dentro do gabinete. Talvez não faça diferença em um gabinete grande, mas em um pequeno pode fazer. Então sobra pouco espaço para o ar circular. Quando tem uma bomba [se referindo ao water cooler], ela permite que a circulação natural do ar dentro do gabinete seja mais rápida. No water cooler eu tenho essa área toda mais livre", explica o gerente de marketing da Cooler Master.
Continua após a publicidade

1. Quando o preço é igual ao do air cooler

Por anos os water coolers mais parrudos e até mesmo os intermediários foram bem mais caros que suas contrapartes a ar. Hoje essa situação é diferente e muitas vezes os air coolers premium são até mais caros.

Em uma situação em que os dois estão na mesma faixa de preço e você está em dúvida entre ambos e não têm preferências, objetivando somente o melhor desempenho, o water cooler é a escolha certa. Claro, isso vai variar muito entre a qualidade dos dois produtos e é válido somente se ambos são de marcas e lojas confiáveis.

"Assim como a gente já comentou sobre performance, falando do segmento high-end e intermediário, certamente um water cooler de 360mm com bons componentes vai ser melhor que um ótimo air cooler. É um fato", finaliza o especialista da Cooler Master.
Continua após a publicidade

🛒Compre o water cooler Cooler Master PL360 Flux Masterliquid 360mm em oferta na Kabum!

🛒Compre o water cooler Corsair H150 RGB 360mm por um ótimo preço na Kabum!