Intel exibe novo gameplay com GPU Arc Alchemist e confirma prazo de estreia

Intel exibe novo gameplay com GPU Arc Alchemist e confirma prazo de estreia

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 10 de Dezembro de 2021 às 13h30
Divulgação/Intel

Durante a The Game Awards na noite desta quinta-feira (9), a Intel divulgou um novo vídeo de gameplay das placas Arc Alchemist, primeira geração de GPUs dedicadas da marca para games. O material destaca algumas das características da família Arc, exibindo seu desempenho em títulos recentes, e reforça a promessa de que a linha estreia ainda no começo de 2022.

Intel exibe novo gameplay das placas Arc Alchemist

O vídeo divulgado é similar ao exibido durante o anúncio da família de placas e mostra gameplay de títulos como Riders Republic, Age of Empires IV, Back 4 Blood e Hitman III, sendo supostamente executados em GPUs Arc. O conteúdo é mais informativo ao destacar os recursos que serão embarcados nos componentes e, mais uma vez, não chega a traçar comparativos com as concorrentes.

Os destaques vão para a tecnologia de upscaling com IA da Intel, o XeSS, bem como para o suporte a processamento de Ray Tracing e a aceleração de streaming de jogos, que utiliza parte do hardware do chip para manter o desempenho mesmo durante as transmissões. É importante destacar, no entanto, que as gravações são apenas simulações feitas com uma máquina de referência, como revela a própria Intel nas notas de rodapé.

Só saberemos mais da real performance das soluções durante o anúncio, que parece estar próximo — a empresa deu ênfase à data de lançamento da linha Arc, que já era conhecida, mas ainda era questionada diante da atual situação do mercado.

GPUs tem janela de lançamento confirmada

No final do vídeo, a Intel reassume o compromisso de lançar as placas Arc no primeiro trimestre de 2022, entre janeiro e março. Mais interessante, a companhia exibe versões para desktop e notebook, sugerindo que modelos para ambas as plataformas devem ser anunciados. A estratégia é bem diferentes das rivais AMD e Nvidia, que costumam dar prioridade aos desktops, mas pode se mostrar essencial para que a Intel consiga entrar com força no mercado.

Com lançamento aguardado para o primeiro trimestre de 2022, as GPUs Intel Arc Alchemist podem estrear simultaneamente em notebooks e desktops (Imagem: Reprodução/Intel)

Reunindo informações oficiais e rumores, a família Arc Alchemist será liderada pela GPU DG2-512, com 4.096 núcleos de processamento e desempenho pouco acima de uma RTX 3070, mas englobará uma seleção de opções que chegarão aos modelos mais básicos, incluindo uma variante DG2-128 de 1.024 núcleos, 4 GB de memória e consumo abaixo dos 95 W.

Vale lembrar que a Intel já confirmou a realização de uma conferência na CES 2022, em 4 de janeiro, para apresentar algumas das novidades que está preparando para o próximo ano. Acredita-se que, além das CPUs Alder Lake mobile, a gigante traga ao menos informações iniciais sobre suas placas de vídeo gamer.

Fonte: VideoCardz, WCCFTech

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.