Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel corrige maioria dos erros dos chips Alder Lake em jogos

Por| Editado por Wallace Moté | 08 de Dezembro de 2021 às 11h30

Link copiado!

Intel
Intel
Tudo sobre Intel

Cerca de um mês após o lançamento da 12ª geração de processadores Alder Lake, a Intel já corrigiu a maioria das incompatibilidades de jogos munidos de recursos antipirataria com a arquitetura híbrida dos chips. A companhia indica que, da lista oficial de títulos que apresentavam problemas, apenas 3 ainda exibem erros em máquinas equipadas com as novas CPUs.

Intel corrige maioria de erros de DRM dos chips Alder Lake

Quando anunciou os processadores Alder Lake, a Intel confirmou através da documentação para desenvolvedores que games que utilizassem soluções de DRM teriam problemas para serem executados nos novos chips.

Continua após a publicidade

A falha ocorre porque soluções antipirataria, como o Denuvo, identificam os E-Cores de baixo consumo como um processador externo pertencente a outro computador, que poderia estar executando códigos para burlar a proteção. Atualizações na ferramenta, no sistema e nos próprios jogos eram necessárias para que o erro fosse resolvido.

No mês passado, a gigante divulgou uma lista de cerca de 50 títulos recentes que integravam DRM e não eram compatíveis com os chips Alder Lake, e afirmou que trabalharia com a Microsoft, as soluções de DRM e os desenvolvedores de jogos para resolver a situação. Agora, a empresa revela que apenas 3 dos 50 títulos ainda seguem apresentando problemas, incluindo:

  • Assassin's Creed Valhalla
  • Fernbus Simulator
  • Madden 22
Continua após a publicidade

Apesar de positivas, as correções podem ainda não se aplicar a jogos mais antigos, que deixaram de receber suporte dos desenvolvedores, mas a própria Intel já divulgou um método para contornar a limitação nesses casos. A solução temporária também é recomendado para os 3 títulos da lista oficial que seguem incompatíveis, ao menos enquanto a gigante trabalha em novas correções.

Há alternativas para jogos não corrigidos

A recomendação oficial da Intel para os 3 jogos oficialmente incompatíveis, e também para outros títulos que não sejam atualizados, é ativar o Modo de Compatibilidade Legado (Legacy Compatibility Mode), que desativa os E-Cores para evitar erros.

Continua após a publicidade

O procedimento exige acessar a BIOS do computador, o que pode ser um obstáculo para usuários mais casuais, mas é relativamente simples, desde que os seguintes passos sejam seguidos:

  1. Reinicie o computador e acesse o setup da BIOS
  2. Ative o Legacy Compatibility Mode, mudando a opção para “ON”
  3. Saia da BIOS confirmando as alterações
  4. Ligue o computador
  5. Ative o Scroll Lock através do teclado
  6. Abra o jogo até então incompatível
  7. Desligue o Scroll Lock ao finalizar a sessão

Vale destacar que, visando facilitar a vida dos usuários, algumas fabricantes de placas-mãe, como Gigabyte e MSI, liberaram ferramentas específicas que ativam o modo com apenas um clique, sem ser necessário acessar a BIOS. O download está disponível nos respectivos sites de cada marca.

Fonte: Intel, WCCFTech