Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

GPUs Nvidia RTX 3050 8GB e Intel Arc A380 têm novos detalhes vazados

Por| Editado por Wallace Moté | 02 de Dezembro de 2021 às 11h00

Link copiado!

Divulgação/NVIDIA
Divulgação/NVIDIA

Novos vazamentos divulgados nesta semana trouxeram mais detalhes sobre as GPUs Nvidia GeForce RTX 3050 para desktops e Intel Arc A380, soluções gamer de entrada de Nvidia e Intel. Enquanto a primeira pode ter sofrido upgrades antes do lançamento para se tornar mais competitiva, a segunda teve o suposto nível de desempenho reforçado, assim como um possível nome final revelado.

Nvidia GeForce RTX 3050 deve chegar com 8 GB de RAM

As primeiras informações, divulgadas pelo leaker kopite7kimi, estão relacionadas com a estreia da RTX 3050 da Nvidia nos desktops. Ao que parece, a solução foi turbinada para se tornar mais competitiva diante dos avanços de AMD e da própria Intel no segmento de entrada. A primeira mudança estaria no chip utilizado pela companhia.

Continua após a publicidade

Em vez da GPU GA107, que equipa a variante da placa para notebooks, a novidade traria uma nova versão do GA106, presente na RTX 3060, mais especificamente o GA106-150-Kx-A1. Rumores anteriores já indicavam que o componente traria 3.072 núcleos CUDA, um aumento expressivo de 20% em relação aos 2.560 núcleos da RTX 3050 Ti mobile, ou uma redução de 15% em comparação aos 3.584 núcleos da RTX 3060, posicionando-se exatamente entre as duas.

Outra novidade estaria na capacidade de VRAM — a placa deixaria de ter variantes de 6 GB ou 12 GB em favor de um modelo único de 8 GB de memória GDDR6, configurando um ganho notável em comparação às GPUs de entrada da Nvidia de gerações anteriores, limitadas a 4 GB. Esse aspecto também tornaria a RTX 3050 mais atraente e melhor preparada para o futuro, considerando que jogos modernos exigem cada vez mais memória.

Intel Arc A380 pode trazer desempenho de GTX 1650 SUPER

Continua após a publicidade

Paralelo a isso, o leaker TUM_APISAK divulgou novos detalhes da placa gamer de entrada da Intel, incluindo o possível nome final. Segundo as informações, a Intel Arc A380, como deve se chamar a GPU, atingiria clocks de 2,45 GHz, elevados para uma solução básica, e traria 6 GB de VRAM, quantidade razoável para garantir boa longevidade atualmente.

Essa combinação deve possibilitar à A380 entregar desempenho similar à da GeForce GTX 1650 SUPER, atual GPU básica da Nvidia nos desktops. Apesar de não empolgar em um primeiro momento, é importante lembrar que o componente da Intel terá vantagens por contar com hardware dedicado para Ray Tracing e upscaling com IA através do Intel XeSS, rival direto do DLSS.

Continua após a publicidade

Vale destacar ainda que não é a primeira vez que essa faixa de performance é citada para a GPU Arc de entrada — o canal Moore's Law is Dead, que tem mostrado precisão nos vazamentos, já havia indicado essa possibilidade, e apontado para os mesmos clocks e capacidade de memória sugeridos por TUM_APISAK.

Fonte: VideoCardz