1ª placa de vídeo gamer da Intel, Arc A380 entra em pré-venda no Brasil
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
A primeira placa de vídeo gamer da Intel para desktops, a Intel Arc A380 chegou ao Brasil em modelo customizado pela ASRock, marcando ainda a quebra da exclusividade que a fabricante possuía com a AMD. Focada no segmento de entrada, rivalizando com modelos como a Radeon RX 6400, a novidade chega em um conjunto encorpado com 2 slots de espessura e promete desempenho satisfatório em jogos populares, de acordo com testes feitos pela própria ASRock.
- Intel Arc A750 ganha demonstração e tem suporte a VRR e HDR confirmado
- AMD Ryzen 7000 tem lançamento confirmado para setembro
Intel Arc A380 entra em pré-venda no Brasil
GPU mais básica da Intel para desktops, a Arc A380 é equipada com chip ACM-G11 completo, trazendo 8 Xe-Cores, compostos por 128 Vector Engines para um total de 1.024 núcleos. A solução traz ainda 8 RT Units para Ray Tracing e 128 Xe Matrix Extensions (XMXs), responsáveis por recursos de Inteligência Artificial, incluindo o XeSS, tecnologia de upscaling concorrente do DLSS da Nvidia.
A placa embarca ainda 6 GB de RAM GDDR6, trabalhando a 15,5 Gbps em uma interface de 96-bit para entregar largura de banda de 186 GB/s. As frequências de operação são um ponto interessante: além de 2.000 MHz base, o modelo da ASRock atinge os 2.450 MHz, podendo assim chegar a um poder computacional de 5 TFLOPs.
Esses são os mesmos clocks apresentados pelo modelo customizado da GUNNIR, o primeiro a chegar ao mercado, e parecem exigir mais energia que a especificação referência de 75 W já que ambas trazem um conector de 8 pinos para alimentação. Caso também haja semelhanças entre as placas nesse ponto, o lançamento deve contar com TGP de 96 W — a ASRock não anunciou a configuração oficial.
O modelo faz parte da série Challenger ITX da fabricante, trazendo um sistema de refrigeração com 2 slots de espessura e uma ventoinha para circulação do ar. Há ainda quatro portas de vídeo, sendo uma HDMI 2.0b e três DisplayPort 2.0 — vale lembrar que a linha Arc não suporta por padrão o HDMI 2.1, mas a Intel confirmou que as empresas parceiras podem redirecionar o sinal do DisplayPort 2.0 para ativar o protocolo.
Outro ponto interessante a se destacar é que o lançamento marca a primeira placa de vídeo da ASRock a não ser baseada em uma solução da AMD. Até então, a companhia produzia exclusivamente placas customizadas de chips gráficos do time vermelho.
ASRock divulga benchmarks oficiais
Disponibilizada no exterior nesta semana, a Arc A380 Challenger ITX recebeu um review publicado pela própria ASRock, que traz alguns dos destaques do componente. Os dados indicam que a placa consegue manter os 2.450 MHz em games, ainda que as frequências sejam mais baixas em tarefas como benchmarks, enquanto a temperatura atinge os 85 ℃ com velocidade de ventoinha a 1.683 RPM sob estresse.
No Furmark, teste reconhecidamente pesado utilizado para levar GPUs ao limite, a Arc A380 curiosamente teria se estabilizado com consumo de 54,9 W, significativamente abaixo dos 75 W de referência. O que mais chama atenção são os resultados obtidos pela fabricante em games, listados abaixo:
- League of Legends (qualidade alta): 166,9 FPS
- CS:GO (qualidade alta): 160,1 FPS
- DOTA2 (qualidade alta): 146,2 FPS
- APEX Legends (qualidade média): 91,5 FPS
- PUBG (qualidade baixa): 83,1 FPS
- Eternal Calamity (qualidade média): 62,3 FPS
- The Division 2 (qualidade alta): 53 FPS
- Shadow of the Tomb Raider (qualidade alta): 56 FPS
- Cyberpunk 2077 (qualidade média): 47,51 FPS
- Gears of War 5 (qualidade alta): 63,1 FPS
- Watch Dogs: Legion (qualidade alta): 49 FPS
Não é possível comparar diretamente os números com os reviews de veículos independentes, já que a companhia não informa se a tecnologia de Resizable BAR está ou não ativada, mas há algumas discrepâncias. É possível que as diferenças sejam consequência de variações de clock e temperatura, ou mesmo atualizações de drivers ou do próprio uso de Resizable BAR.
Independente disso, a situação do software da família Arc é o ponto mais preocupante. Canais como Gamers Nexus relatam um grande número de bugs na central de comando da Intel e nas funcionalidades dos drivers, além das já conhecidas limitações das GPUs em jogos que utilizem APIs gráficas antigas, como DirectX11 — é importante estar ciente desses problemas.
Preço e disponibilidade
A ASRock Intel Arc A380 Challenger ITX já está em pré-venda no Brasil pela KaBuM! por R$ 1.599,99 à vista, ou R$ 1.882,34 parcelados em 10 vezes sem juros. A disponibilidade está prevista para 12 de setembro.
ASRock Intel Arc A380 Challenger ITX: ficha técnica
- GPU: ACM-G11
- Xe-Cores: 8
- Vector Engines: 128
- Núcleos: 1.024
- RT Units: 8
- Xe Matrix Extensions (XMXs): 128
- Frequências: 2.000 MHz (Base), 2.450 MHz (Boost)
- Poder computacional (FP32): 5 TFLOPs
- Memória: 6 GB GDDR6
- Interface da memória: 96-bit
- Velocidade da memória: 15,5 Gbps
- Largura de banda: 186 GB/s
- Consumo (TGP): 75 W (Referência)
- Alimentação: slot PCIe (Referência), 1x conector de 8 pinos (ASRock)
- Conexões de vídeo: 1x HDMI 2.0b, 3x DisplayPort 2.0
Fonte: KaBuM!, Adrenaline, VideoCardz