Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel Core i7 12650H vaza com menos núcleos que i5 12500H

Por| Editado por Wallace Moté | 07 de Dezembro de 2021 às 09h25

Link copiado!

Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

Uma nova CPU da família Intel Alder Lake-P de 12ª geração foi encontrada no banco de dados do Geekbench — o inédito Core i7 12650H, com 10 núcleos e 16 threads. A novidade chama atenção pela configuração supostamente inferior ao do Core i5 12500H visto anteriormente, o que não deve ser o caso na realidade, enquanto acende um alerta para eventuais compradores de notebooks com chips Alder Lake.

Intel Core i7 12650H traz menos núcleos que i5 12500H

O teste foi encontrado pelo bot @BenchLeaks, que busca por resultados de chips desconhecidos em diferentes benchmarks, e confirma algumas das especificações do processador. Além dos 10 núcleos e 16 threads, o componente conta com clock base de 2,7 GHz e boost de 3,5 GHz, frequências relativamente baixas, mas que podem mudar até o lançamento.

Continua após a publicidade

Há ainda 24 MB de cache L3 e uma GPU Iris Xe que aparentemente traz 64 Unidades de Execução (EUs), sendo uma solução gráfica intermediária — como já confirmado pela Intel, as GPUs integradas da família Alder Lake para notebooks atingirão as 96 EUs. Entre todas as especificações, é a CPU que se destaca, em virtude da contagem de núcleos.

Quando comparado ao também recém-descoberto Core i5 12500H, de 12 núcleos e 16 threads, o i7 12650H parece ser uma solução inferior. No entanto, a contagem de threads sugere que o segredo está nos detalhes: enquanto o i5 traz 4 P-Cores de alto desempenho e 8 E-Cores de baixo consumo, o i7 deve contar com 6 P-Cores e 4 E-Cores, o que deve conferir à solução maior poder de processamento e justificaria seu posicionamento como i7 apesar de trazer menos núcleos.

Diante disso, é provável que, mesmo na família H de alta performance, a Intel deve oferecer algumas soluções focadas para maior eficiência energética com mais E-Cores, como o i5 12500H, e outras pensadas para máximo desempenho, o que parece ser o caso do i7 12650H. De toda forma, consumidores interessados em notebooks com a linha Alder Lake precisarão ficar de olho na hora da compra, para adquirir o modelo ideal para o uso pretendido.

Continua após a publicidade

Vale destacar ainda que o teste encontrado, de OpenCL, foca no poder de computação da GPU, que apresentou resultados interessantes ao oferecer performance equivalente ao de uma Radeon RX 550. Apesar disso, notebooks equipados com o novo Core i7 devem trazer gráficos dedicados mais potentes.

Linha Alder Lake-P estreia em janeiro

Reunindo as informações oficiais e os rumores, a família Alder Lake-P, que engloba os chips para ultrabooks e notebooks gamer de alto desempenho, será oficializada no início de janeiro, durante a CES 2022. Os componentes contarão com configurações de até 6 P-Cores + 8 E-Cores, GPUs Xe-LP de até 96 EUs, suporte a memórias DDR4 e DDR5, e mais.

Continua após a publicidade

Um dos destaques da geração é o Core i7 12700H, que traz a configuração máxima da linha e, de acordo com testes vazados, oferece desempenho equivalente a um Ryzen 7 5800X para desktops. Inúmeros notebooks equipados com os novos processadores também foram vazados nas últimas semanas, incluindo um novo modelo de Nitro 5 da Acer, bem como um possível sucessor para o Galaxy Book Pro da Samsung.

Fonte: VideoCardz