Gigabyte resolve erros dos chips Intel Alder Lake em jogos antigos com um clique

Gigabyte resolve erros dos chips Intel Alder Lake em jogos antigos com um clique

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 23 de Novembro de 2021 às 14h30
Renan da Silva Dores/Canaltech

A principal novidade da recém-lançada 12ª geração de processadores Alder Lake da Intel foi a adoção de uma arquitetura híbrida, que mescla núcleos de alto desempenho, os P-Cores, com núcleos de baixo consumo, os E-Cores. No entanto, o novo design traz um efeito colateral, conhecido antes mesmo do lançamento, em jogos que tragam sistemas de DRM, tecnologias de antipirataria.

Devido à sua natureza, esses sistemas identificam os E-Cores como uma CPU adicional, que poderia estar executando trapaças em paralelo ao sistema principal, e assim impedem a execução do game. A Intel confirmou que está trabalhando com o Denuvo, outros softwares anti-cheat e desenvolvedores de jogos para fornecer suporte oficial à linha Alder Lake, mas assumiu que jogos mais antigos poderiam ficar sem receber updates.

Uma solução alternativa encontrada foi a desativação dos E-Cores através da BIOS do computador, o que requer a reinicialização da máquina. Apesar de funcional, o método é inconveniente, e acaba sendo complexo para usuários mais casuais. Pensando em contornar essa limitação, a Gigabyte desenvolveu uma novidade bastante engenhosa e mais simples para seus usuários.

Gigabyte resolve erros dos chips Intel Alder Lake em um clique

A própria companhia anunciou o lançamento da Gigabyte DRM Fix Tool, ferramenta que habilita e desabilita os E-Cores com um clique, eliminando assim a necessidade de reiniciar o computador e acessar a BIOS. O único ponto que pode ser considerado negativo é a novidade ser exclusiva das placas Z690 lançadas pela marca.

Ao todo, são 26 modelos de placas-mãe compatíveis, que requerem o update de firmware mais recente para que a ferramenta funcione de maneira apropriada. Você confere a lista completa, com o número do firmware necessário, na tabela a seguir:

Ao total, a Gigabyte DRM Fix Tool é suportada por 26 modelos de placas-mãe da marca, que precisam estar na versão de firmware mais recente (Imagem: Reprodução/TechPowerUp)

A Gigabyte DRM Fix Tool pesa menos de 1 MB e não requer instalação, bastando apenas baixá-la através do site oficial da empresa, disponível neste link. Curiosamente, a solução facilita ainda a vida de usuários que queiram tirar proveito das instruções AVX-512, desenvolvida para cálculos de Inteligência Artificial e ativadas apenas quando os E-Cores estão desabilitados, também em virtude de incompatibilidades.

Os E-Cores são desabilitados ao clicar em "Park", algo como "estacionar", e podem ser reativados ao se clicar em "Unpark" (Imagem: Reprodução/TechPowerUp)

Ainda que seja uma exclusividade de usuários de placas da Gigabyte, a novidade é muito bem-vinda, e pode acabar influenciando outras marcas a seguirem pelo mesmo caminho eventualmente.

Linha Alder Lake deve ser expandida em breve

Vale lembrar que a Intel deve expandir a família Alder Lake em breve, considerando as recentes informações oficiais, assim como os detalhes apontados por rumores, sendo possível que mais soluções para a limitação dos sistemas de DRM sejam disponibilizadas. A companhia deve lançar as placas-mãe das famílias H600 e B600, o que deve incentivar desenvolvedores e fabricantes a buscarem por correções para o problema.

A Intel deve lançar novas soluções Alder Lake em breve, possivelmente fornecendo aprimoramentos para a incompatibilidade com software de DRM (Imagem: Intel)

Além disso, alguns dos chips Alder Lake, como o esperado Core i5 12400, podem chegar ao mercado sem utilizar a arquitetura híbrida, eliminando as incompatibilidades e a necessidade de modificar o sistema para contorná-las. Isso pode ser uma boa opção para usuários que não queiram ter o trabalho de desabilitar os E-Cores manualmente, ou que prefiram evitar quaisquer erros nesse primeiro momento.

Fonte: Tom's Hardware, TechPowerUp

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.