Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gigabyte resolve erros dos chips Intel Alder Lake em jogos antigos com um clique

Por| Editado por Wallace Moté | 23 de Novembro de 2021 às 14h30

Link copiado!

Renan da Silva Dores/Canaltech
Renan da Silva Dores/Canaltech
Tudo sobre Intel

A principal novidade da recém-lançada 12ª geração de processadores Alder Lake da Intel foi a adoção de uma arquitetura híbrida, que mescla núcleos de alto desempenho, os P-Cores, com núcleos de baixo consumo, os E-Cores. No entanto, o novo design traz um efeito colateral, conhecido antes mesmo do lançamento, em jogos que tragam sistemas de DRM, tecnologias de antipirataria.

Devido à sua natureza, esses sistemas identificam os E-Cores como uma CPU adicional, que poderia estar executando trapaças em paralelo ao sistema principal, e assim impedem a execução do game. A Intel confirmou que está trabalhando com o Denuvo, outros softwares anti-cheat e desenvolvedores de jogos para fornecer suporte oficial à linha Alder Lake, mas assumiu que jogos mais antigos poderiam ficar sem receber updates.

Uma solução alternativa encontrada foi a desativação dos E-Cores através da BIOS do computador, o que requer a reinicialização da máquina. Apesar de funcional, o método é inconveniente, e acaba sendo complexo para usuários mais casuais. Pensando em contornar essa limitação, a Gigabyte desenvolveu uma novidade bastante engenhosa e mais simples para seus usuários.

Continua após a publicidade

Gigabyte resolve erros dos chips Intel Alder Lake em um clique

A própria companhia anunciou o lançamento da Gigabyte DRM Fix Tool, ferramenta que habilita e desabilita os E-Cores com um clique, eliminando assim a necessidade de reiniciar o computador e acessar a BIOS. O único ponto que pode ser considerado negativo é a novidade ser exclusiva das placas Z690 lançadas pela marca.

Ao todo, são 26 modelos de placas-mãe compatíveis, que requerem o update de firmware mais recente para que a ferramenta funcione de maneira apropriada. Você confere a lista completa, com o número do firmware necessário, na tabela a seguir:

Continua após a publicidade

A Gigabyte DRM Fix Tool pesa menos de 1 MB e não requer instalação, bastando apenas baixá-la através do site oficial da empresa, disponível neste link. Curiosamente, a solução facilita ainda a vida de usuários que queiram tirar proveito das instruções AVX-512, desenvolvida para cálculos de Inteligência Artificial e ativadas apenas quando os E-Cores estão desabilitados, também em virtude de incompatibilidades.

Ainda que seja uma exclusividade de usuários de placas da Gigabyte, a novidade é muito bem-vinda, e pode acabar influenciando outras marcas a seguirem pelo mesmo caminho eventualmente.

Linha Alder Lake deve ser expandida em breve

Continua após a publicidade

Vale lembrar que a Intel deve expandir a família Alder Lake em breve, considerando as recentes informações oficiais, assim como os detalhes apontados por rumores, sendo possível que mais soluções para a limitação dos sistemas de DRM sejam disponibilizadas. A companhia deve lançar as placas-mãe das famílias H600 e B600, o que deve incentivar desenvolvedores e fabricantes a buscarem por correções para o problema.

Além disso, alguns dos chips Alder Lake, como o esperado Core i5 12400, podem chegar ao mercado sem utilizar a arquitetura híbrida, eliminando as incompatibilidades e a necessidade de modificar o sistema para contorná-las. Isso pode ser uma boa opção para usuários que não queiram ter o trabalho de desabilitar os E-Cores manualmente, ou que prefiram evitar quaisquer erros nesse primeiro momento.

Fonte: Tom's Hardware, TechPowerUp