Publicidade

Intel Core i9-14900KS pode chegar a 6,4 GHz em placas-mãe MSI

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Jones Oliveira/Canaltech
Jones Oliveira/Canaltech
Tudo sobre Intel

A MSI anunciou um novo perfil de overclock para suas placas-mãe topo de linha com soquete LGA-1700 da Intel. Com a novidade, a fabricante garante que o novo processador Core i9-14900KS conseguirá operar a até 6,4GHz sem qualquer ajuste fino por parte do usuário, bastando selecionar o novo perfil nas configurações de BIOS.

Inicialmente, a novidade foi descoberta e publicada no perfil do insider chi11eddog no X (antigo Twitter), revelando a captura de tela da BIOS da motherboard. Na ocasião, a imagem mostra a opção P-Core Beyond 6 GHz+, que aumenta automaticamente o clock com base na frequência turbo do processador.

Como o Core i9-14900KS é o único processador doméstico no mundo com velocidade de turbo de 6,2 GHz, logo somente ele poderia chegar aos 6,4 GHz de forma automática com essa função. No entanto, isso não significa que os usuários não possam tentar aumentar as frequências manualmente, mas a funcionalidade da MSI é mais restrita por ser um processo automatizado. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Novo i9 é CPU de luxo

Mesmo que os 6,4 GHz em overclock sejam um valor bem alto, ainda não há como afirmar com certeza que esse aumento de 200 MHz trará melhorias muito perceptíveis em certas cargas de trabalho, como games. Aliás, a versão stock do i9-14900KS não deve ter muitos ganhos em relação ao i9-14900K lançado no fim de 2023, já que se trata apenas de uma versão especial.

Essas versões especiais com sufixo KS são vendidas como um artigo de luxo e representam a aplicação máxima de um chip. No passado, a Intel já fez lançamentos como esse, e o processador especial performou de maneira similar ao modelo padrão daquela linha.

O Intel Core i9-14900KS foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (14) pelo preço sugerido de US$ 689. Não há informações sobre disponibilidade do novo processador no Brasil.