Publicidade

Intel Core i9-14900KS de 6,2 Ghz aparece em listagem de loja

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Novembro de 2023 às 19h10

Link copiado!

Jones Oliveira/Canaltech
Jones Oliveira/Canaltech
Tudo sobre Intel

Após o lançamento da linha Raptor Lake Refresh há algumas semanas, a Intel pode estar prestes a anunciar o Intel Core i9-14900KS, o vindouro chip mais rápido do mundo com 6,2 Ghz. A informação foi apontada através de um vazamento da PC-Online, loja israelense que colocou diversas máquinas em pré-venda com essa CPU.

Essa não é a primeira vez que o nome do i9-14900KS aparece em vazamentos. No entanto, é a fonte mais plausível até o momento, visto que confirma algumas especificações técnicas da peça. O modelo deve ser muito parecido com o atual i9-14900K, mantendo os mesmos 24 núcleos híbridos, sendo 8 de performance e 16 de eficiência nas arquiteturas Raptor Cove e Gracemont, respectivamente.

O destaque é a frequência alta de 6,2 Ghz. O time azul já havia elevado a barra com o antecessor, o Core i9-13900KS, e o recém-lançado i9-14900K, ambos de 6 Ghz. Agora, a companhia de Santa Clara busca um novo recorde de processador doméstico mais rápido do mundo. Todavia, ainda não se sabe se esse clock adicional de 200 Mhz estará dividido com os E-Cores ou apenas concentrado nos P-Cores.

Continua após a publicidade

CPU rápida, montagem estranha

Mesmo que as notícias sobre o futuro topo de linha da Intel sejam animadoras para os entusiastas do hardware, um detalhe incomoda. A PC-Online mostrou configurações de máquinas prontas com pentes de memória RAM DDR4 de apenas 3.200 Mhz. Embora a 14ª geração forneça suporte para DDR4 e DDR5, é no mínimo estranho ver uma máquina com a possível CPU mais potente do mercado e uma peça tão básica.

Vale notar que a placa gráfica integrada é a própria iGPU do processador, a Intel UHD Graphics A770. Analisando o tipo de gabinete e todo esse conjunto, é nítido de que se trata de um PC mais sóbrio e corporativo, sem a pretensão para rodar aplicações complexas demais.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Mesmo que a escolha de peças não pareça ser a mais adequada, é muito provável que o Intel Core i9-14900KS seja oficialmente anunciado durante a conferência da Intel na CES 2024, logo nos primeiros dias de janeiro.