Publicidade

Intel Core i5 12400 mostra superioridade sobre o Ryzen 5 5600X em primeiro teste

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

Com estreia prevista para acontecer ainda em outubro, a família Intel Alder Lake se destaca pela adoção de uma arquitetura híbrida, com núcleos diferentes em um mesmo chip, incluindo P-Cores de alto desempenho e E-Cores de baixo consumo. No entanto, rumores indicam que alguns dos modelos da 12ª geração podem seguir o padrão antigo, empregando apenas P-Cores.

Em um teste completo divulgado neste final de semana pelo usuário Enthusiastic Citizen no fórum chinês Bilibili, responsável por alguns dos vazamentos já comprovados da família Alder Lake, o primeiro exemplar de um desses modelos de arquitetura tradicional foi vazado, mostrando bom desempenho apesar da ausência dos E-Cores.

Core i5 12400 supera concorrência em primeiros testes

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O vazamento mostra diversas informações do Core i5 12400, uma das supostas soluções mais acessíveis da 12ª geração Alder Lake, e ao que parece, o chip testado já é um Retail Sample, versão final que chegará aos consumidores.

As estatísticas dos benchmarks mostram que o modelo tem 6 núcleos e 12 threads, sem E-Cores, com clock base de 2,5 GHz, boost de um único núcleo de 4,4 GHz e boost em todos os núcleos de 4,0 GHz, junto a 18 MB de cache L3.

A primeira boa notícia surge no teste de estresse do AIDA64, que revela os grandes ganhos de instruções por clock (IPC) e o enorme salto de eficiência oferecido pelo processo Intel 7 de 10 nm: com TDP de 65 W, o novo Core i5 mantém o consumo em 78,5 W mesmo quando atinge os 100% de uso, enquanto mantém a temperatura nos 60 ℃.

Bons resultados também são exibidos no teste de desempenho do CPU-Z, em que o i5 12400 marca 681 pontos em single-core e 4983 pontos em multi-core. A solução ultrapassa com boa margem o Ryzen 7 2700X em ambos os cenários, concorrente com 8 núcleos e 16 threads, e vence seu rival direto, o Ryzen 5 5600X, com vantagem de cerca de 10%. Em relação à geração anterior, a vantagem é ainda mais impressionante, chegando a 18% de vantagem.

Por fim, no Cinebench R20, O próximo chip intermediário da Intel atinge os 659 pontos em single-core, e 4.784 pontos em multi-core, mantendo assim as mesmas vantagens de 10% contra o Ryzen 5 5600X e de 18% em comparação ao i5 11400. Se considerarmos que deve ser vendida por menos de US$ 200 (~R$ 1.200), a novidade pode ser uma opção muito atraente para quem quer uma máquina robusta, mas não quer pagar a mais pela arquitetura híbrida.

Continua após a publicidade

Chip intermediário deve estrear apenas em 2022

Ainda que o lançamento da família Alder Lake ocorra no próximo dia 27, acredita-se que a Intel deva revelar inicialmente apenas as soluções mais poderosas da linha, com arquitetura híbrida, das séries K e KF. Tanto os modelos sem suporte a overclocking, quanto as variantes sem E-Cores, como é o caso do i5 12400, devem ser revelados apenas em 2022.

A gigante de Santa Clara também deve aguardar algumas semanas para disponibilizar placas-mãe intermediárias e de entrada, bem como estrear os chips Alder Lake em notebooks. A medida pode ter a intenção de trazer maior destaque à arquitetura híbrida, e causar uma boa impressão com saltos mais expressivos de desempenho.

Continua após a publicidade

Fonte: WCCFTech, VideoCardz, TechPowerUp