Intel começa a enviar chips Alder Lake-P para fabricantes de notebooks
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Durante evento no final de outubro, a Intel oficializou a 12ª geração de processadores Alder Lake, confirmando a série de rumores e vazamentos que circularam durante o ano. A gigante inaugurou a linha com soluções entusiastas para desktops e, apesar de não trazer muitos detalhes, indicou que as CPUs para notebooks seriam enviadas às fabricantes ainda neste ano.
- Intel Pentium G7400 e Celeron G6900 Alder Lake vazam em listagem
- Intel Alder Lake-M de 10 núcleos e Core i7 1260P vazam em primeiros testes
Agora, a Intel acaba de confirmar que entrou em uma nova fase do lançamento com o envio das CPUs Alder Lake mobile de alto desempenho aos clientes. Ainda que siga mantendo os detalhes em segredo, a informação é importante e reforça a possível janela de lançamento do restante da 12ª geração de processadores.
Chips Intel Alder Lake-P são enviados às fabricantes
No Twitter, o vice-presidente e gerente-geral da divisão de computação para consumidores da Intel, Gregory Bryant, anunciou que a família Alder Lake atingiu um novo marco nesta semana — as soluções para notebooks de alto desempenho começaram a ser enviadas para as fabricantes. Isso indica que os chips estão prontos, e agora devem chegar às mãos de empresas como Dell, Samsung e Acer para serem otimizados para novos designs de laptops das marcas.
Como indicavam documentações da própria Intel para desenvolvedores, apoiado por vazamentos, a linha em questão será chamada de Intel Alder Lake-P, substituindo, ao menos tecnicamente, as antigas famílias U (ou UP3) e H. Assim sendo, esses chips atenderão não apenas os ultrabooks, como também os notebooks gamer e modelos mais potentes para profissionais.
CPUs para laptops devem estrear em janeiro
Os chips da família Alder Lake-P já começaram a vazar em testes de desempenho, e há destaque para três modelos: o Core i7 12700H, o Core i7 1270P e o Core i7 1260P. Mais robusto dos três, com consumo base definido em 45 W, o i7 12700H apareceu munido de 14 núcleos e 20 threads, sendo 6 P-Cores de alto desempenho com Hyper-Threading e 8 E-Cores de baixo consumo, além de 24 MB de cache L3.
Nas versões R20 e R23 do Cinebench, o chip atingiu 689 pontos em single-core e 7.158 pontos em multi-core no Cinebench R20, além de impressionantes 18.501 pontos em multi-core no Cinebench R23 — números tão elevados que praticamente colocam o processador mobile da Intel no mesmo patamar do Ryzen 7 5800X para desktops, dizimando todas as CPUs para notebooks disponíveis atualmente.
Logo abaixo estão os modelos i7 1270P e i7 1260P, aparentemente destinados a ultrabooks, e com diferenças nos clocks. Ainda não é possível comprovar essas diferenças, já que os resultados encontrados parecem ser de modelos de teste para otimização, mas ao menos parte das especificações está confirmada.
Ambos são chips de 12 núcleos e 16 threads, o que segundo vazamentos deve ser organizado em 4 P-Cores de alto desempenho com Hyper-Threading e 8 E-Cores de baixo consumo, com clock base de 2,5 GHz e 18 MB de cache L3. As famílias Alder Lake-P, Alder Lake-M, destinada a tablets e notebooks básicos, e Alder Lake-S, para desktops sem overclocking, estão previstas para estrear em janeiro, possivelmente durante a CES 2022.
Fonte: Tom's Hardware