Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel começa a enviar chips Alder Lake-P para fabricantes de notebooks

Por| Editado por Wallace Moté | 23 de Novembro de 2021 às 19h30

Link copiado!

Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

Durante evento no final de outubro, a Intel oficializou a 12ª geração de processadores Alder Lake, confirmando a série de rumores e vazamentos que circularam durante o ano. A gigante inaugurou a linha com soluções entusiastas para desktops e, apesar de não trazer muitos detalhes, indicou que as CPUs para notebooks seriam enviadas às fabricantes ainda neste ano.

Agora, a Intel acaba de confirmar que entrou em uma nova fase do lançamento com o envio das CPUs Alder Lake mobile de alto desempenho aos clientes. Ainda que siga mantendo os detalhes em segredo, a informação é importante e reforça a possível janela de lançamento do restante da 12ª geração de processadores.

Chips Intel Alder Lake-P são enviados às fabricantes

Continua após a publicidade

No Twitter, o vice-presidente e gerente-geral da divisão de computação para consumidores da Intel, Gregory Bryant, anunciou que a família Alder Lake atingiu um novo marco nesta semana — as soluções para notebooks de alto desempenho começaram a ser enviadas para as fabricantes. Isso indica que os chips estão prontos, e agora devem chegar às mãos de empresas como Dell, Samsung e Acer para serem otimizados para novos designs de laptops das marcas.

Como indicavam documentações da própria Intel para desenvolvedores, apoiado por vazamentos, a linha em questão será chamada de Intel Alder Lake-P, substituindo, ao menos tecnicamente, as antigas famílias U (ou UP3) e H. Assim sendo, esses chips atenderão não apenas os ultrabooks, como também os notebooks gamer e modelos mais potentes para profissionais.

CPUs para laptops devem estrear em janeiro

Continua após a publicidade

Os chips da família Alder Lake-P já começaram a vazar em testes de desempenho, e há destaque para três modelos: o Core i7 12700H, o Core i7 1270P e o Core i7 1260P. Mais robusto dos três, com consumo base definido em 45 W, o i7 12700H apareceu munido de 14 núcleos e 20 threads, sendo 6 P-Cores de alto desempenho com Hyper-Threading e 8 E-Cores de baixo consumo, além de 24 MB de cache L3.

Nas versões R20 e R23 do Cinebench, o chip atingiu 689 pontos em single-core e 7.158 pontos em multi-core no Cinebench R20, além de impressionantes 18.501 pontos em multi-core no Cinebench R23 — números tão elevados que praticamente colocam o processador mobile da Intel no mesmo patamar do Ryzen 7 5800X para desktops, dizimando todas as CPUs para notebooks disponíveis atualmente.

Logo abaixo estão os modelos i7 1270P e i7 1260P, aparentemente destinados a ultrabooks, e com diferenças nos clocks. Ainda não é possível comprovar essas diferenças, já que os resultados encontrados parecem ser de modelos de teste para otimização, mas ao menos parte das especificações está confirmada.

Continua após a publicidade

Ambos são chips de 12 núcleos e 16 threads, o que segundo vazamentos deve ser organizado em 4 P-Cores de alto desempenho com Hyper-Threading e 8 E-Cores de baixo consumo, com clock base de 2,5 GHz e 18 MB de cache L3. As famílias Alder Lake-P, Alder Lake-M, destinada a tablets e notebooks básicos, e Alder Lake-S, para desktops sem overclocking, estão previstas para estrear em janeiro, possivelmente durante a CES 2022.

Fonte: Tom's Hardware