Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel Arc A750 ganha demonstração e tem suporte a VRR e HDR confirmado

Por| Editado por Wallace Moté | 28 de Julho de 2022 às 15h40

Link copiado!

Hot Hardware/Intel
Hot Hardware/Intel
Tudo sobre Intel

Em publicação realizada nesta quinta-feira (28), a Intel divulgou uma nova demonstração da Arc A750, placa de vídeo gamer intermediária da companhia, exibindo ainda alguns dos recursos inclusos na família Arc. Concorrente direta de modelos como a GeForce RTX 3060 da Nvidia, a solução do time azul rodava Death Stranding: Director's Cut em resolução Quad HD, exibindo funcionalidades como VRR e HDR.

Intel Arc A750 tem suporte a VRR e HDR confirmado

Os testes foram apresentados por um dos especialistas de Marketing da Intel, Ryan Shrout, e destaca alguns dos principais recursos presentes na família Arc utilizando uma Arc A750. O primeiro deles é a tecnologia de Taxa de Atualização Variável (VRR), ou Adaptive Sync, como é mais conhecido, em que basicamente o monitor é sincronizado à geração de quadros da GPU para impedir que artefatos como tearing se formem.

Continua após a publicidade

O executivo explica que a Intel espera que a linha de placas gamer suporte o protocolo na maioria dos monitores compatíveis, enquanto pretende estabelecer um programa para analisar e certificar alguns dos modelos mais populares do mercado. Além da boa novidade, o ponto que mais chama atenção é o nível de desempenho apresentado pela A750.

Conforme esclarecido posteriormente, o componente rodava Death Stranding na qualidade gráfica padrão em resolução Quad HD, de 2560 x 1440 pixels, atingindo taxas de quadro entre 80 FPS e 100 FPS. Shrout exibiu em seguida as capacidades de HDR da GPU, utilizando um monitor Alienware QD-OLED, mas destacou não ser possível demonstrar a qualidade oferecida através do vídeo.

O trecho acabou atuando como uma confirmação do suporte à tecnologia de amplo alcance dinâmico, bem como uma amostra da potência da Arc A750 em resoluções mais altas — ainda no preset padrão, o game rodava na resolução ultrawide nativa do painel, de 3440 x 1440 pixels, significativamente mais pesada que o Quad HD tradicional.

Continua após a publicidade

Por fim, o especialista de Marketing comentou a respeito das conexões de vídeo da linha Arc, em específico dos protocolos HDMI suportados. Por padrão, as placas contarão com HDMI 2.0, o que impossibilita a exibição de altas taxas de quadro em painéis com resolução 4K ou superior. Dito isso, os componentes terão acesso ao DisplayPort 2.0 e, a partir disso, a gigante disponibilizará às fabricantes parceiras de placas e notebooks uma solução engenhosa.

As marcas interessadas em fornecer HDMI 2.1 aos consumidores terão auxílio da Intel para a instalação de chips de conversão de protocolo, ou PCONs, que rotearão o sinal de DisplayPort para as portas HDMI, virtualmente habilitando o HDMI 2.1. A modificação é opcional, e o impacto nas portas DisplayPort ainda não está claro, mas é provável que se trate de uma troca.

Placa seria até 17% mais rápida que RTX 3060

Continua após a publicidade

A nova demonstração não chegou a divulgar informações sobre aspectos mais técnicos da placa, mas testes publicados pela gigante de Santa Clara na semana passada traziam os primeiros detalhes das especificações da solução. A Intel Arc A750 é uma GPU posicionada no segmento intermediário avançado, trazendo chip ACM-G10 com 24 Xe-Cores, compostos por 384 Vector Engines para um total de 3.072 núcleos.

O modelo conta ainda com 8 GB de VRAM GDDR6 e consumo referência de 225 W, devendo se posicionar entre a RTX 3060 e a RTX 3070 — segundo os resultados divulgados pela Intel, a A750 seria até 17% mais potente que a RTX 3060 em jogos totalmente otimizados para a microarquitetura Xe-HPG, agrupados em uma categoria chamada pela companhia de "Tier 1".

Os principais games usados pela marca como exemplo incluem F1 2021 (17% de vantagem), Cyberpunk 2077 (15%), Control (14%), Borderlands 3 (13%) e Fortnite (6%). Por ser uma estreante no mercado de GPUs gamer dedicadas, a gigante optou por focar seus esforços em produções desenvolvidas com APIs gráficas recentes, incluindo DirectX 12 e Vulkan.

Continua após a publicidade

Como resultado, jogos que operam com DirectX11 ou APIs mais antigas não funcionam de maneira apropriada, podendo perder até 50% de desempenho. A empresa pretende contornar esse empecilho trabalhando para aplicar otimizações nos títulos mais jogados, e praticando preços significativamente mais baixos que as placas equivalentes de AMD e Nvidia.

Fonte: Intel, VideoCardz