Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel anuncia nova geração de conexões Thunderbolt

Por| 09 de Julho de 2020 às 11h45

Link copiado!

Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

A Intel anunciou nesta semana o Thunderbolt 4, nova geração de conectores que vem para aumentar as capacidades do padrão enquanto o mantém compatível com as soluções USB disponíveis no mercado. Disponível a partir da próxima linha de processadores da marca para computadores portáteis, a Tiger Lake, o formato promete exigir menos dos computadores em termos de processamento e energia, enquanto permite a conexão de dispositivos de diferentes tipos a uma mesma entrada.

Compatível com USB4, o padrão Thunderbolt 4 dá suporte a conectores com até quatro portas e cabos maiores, com até dois metros de comprimento. A ponta segue o formato USB-C, de forma a garantir compatibilidade com monitores, drives externos, carregadores e demais acessórios, bem como adaptadores que permitam a conexão de dispositivos com as saídas antigas do formato.

No quesito técnico, a capacidade é de transmissão de 40 Gb/s por meio da conexão, a mesma do formato atual, o que permite, por exemplo, o uso de um monitor com resolução 8K ou duas telas 4K. Além disso, a nova porta Thunderbolt 4 trará uma velocidade de transferência de até 3.000 MB/s e carregamento mais rápido do notebook por meio da entrada, bem como compatibilidade com outros formatos como DisplayPort e PCI Express, o já citado USB4 e formatos mais antigos do mesmo padrão proprietário da Intel.

Continua após a publicidade

Com o anúncio, a fabricante também anunciou o lançamento de controladores Thunderbolt 4 série 8000, levando o formato também a computadores e acessórios disponíveis no mercado atual. Além disso, e antes mesmo de o novo padrão estar disponível, a Intel liberou kits de desenvolvimento e testes para que seus parceiros já possam trabalhar com a tecnologia e entregar seus benefícios o mais rapidamente possível.

A Apple está no barco

A revelação de um novo formato de conector Thunderbolt exclusivo das novas gerações de processadores Intel voltou as atenções também à Apple. A fabricante foi a grande incentivadora do formato e trabalhou ao lado da fabricante de semicondutores em seu desenvolvimento e aplicação, mas recentemente anunciou uma separação no segmento de computadores, com os novos Macs passando a chegar ao mercado com chips da própria Maçã.

Continua após a publicidade

Onde ficam os novos conectores, então? No mesmo lugar, já que, de acordo com a Apple, mesmo os computadores com os componentes proprietários darão suporte aos novos padrões da tecnologia Thunderbolt. Os primeiros produtos dessa categoria devem chegar ao mercado no final do ano, assim como o próprio padrão anunciado pela Intel, mas não se sabe se essa primeira leva da Maçã já dará suporte à novidade.

Seja como for, em comunicado enviado à imprensa internacional, a empresa de Cupertino reforçou seu compromisso com o formato. De acordo com ela, o trabalho ao lado da Intel na tecnologia Thunderbolt já acontece há mais de uma década e trouxe benefícios em termos de velocidade e flexibilidade aos usuários, elementos que devem continuar a existir no futuro do formato, com o qual a companhia permanece comprometida, mesmo com a mudança de processadores.

Fonte: Intel, The Verge