O que é e como funciona o Intel Thunderbolt?

Por Ultradownloads

Imagine transferir um filme completo em altíssima resolução de um computador para outro em menos de 30 segundos, ou até um ano de reprodução de música em qualidade MP3 em apenas 10 minutos. Essas são as características que o cabo Thunderbolt da Intel oferece, sendo projetado para transferir até 10 Gbps por segundo de dados em ambas as direções.

Funcionamento da tecnologia Thunderbolt

Ainda não estamos acostumados com computadores equipados com essa tecnologia, com exceção dos últimos modelos Apple, grande parceira e colaboradora da Intel. Capaz de suportar os protocolos de interface de dados PCI Express (PCIe) e DisplayPort, ele pode ser utilizado para transferir dados e sinal de video de um computador para outro sem que haja interferência. Confira abaixo o comparativo de velocidade de transferência entre o Thunderbolt e outros cabos que estamos acostumados:

Comparativo de banda do USB 2.0 até o Thunderbolt

Com a altíssima capacidade de banda e protocolos de video suportados, a Intel pretende unificar a interface de conexão de todos os dispositivos de alto desempenho, utilizando apenas um cabo para conectar o computador ao monitor e utilizar hubs para os dispositivos de baixa velocidade, como HDs externos convencionais, além de pendrives.

Entrada Thunderbolt

Donos de laptops podem se beneficiar largamente dessa tecnologia, conectando placas de vídeo externas de alto desempenho quando necessário e utilizando o chipset gráfico onboard para tarefas cotidianas, economizando bateria na maioria do tempo e sempre tendo à mão uma solução gráfica para quando quiser jogar ou assistir vídeos em altíssima resolução.

Cabo Thunderbolt da Apple

Uma outra grande possibilidade é conectar futuros periféricos de alto desempenho com apenas um cabo, já que o Thunderbolt foi projetado para fornecer até 10 Watts de energia para conectar HDs externos, gravadores de CD, DVD e Blu-Ray externos e até mesmo media centers sem precisarem de conectores adicionais.

Uma das grandes críticas a essa nova tecnologia é que ela é na verdade uma solução para um problema que não existia, com muitos usuários alegando que o dispositivo mais famoso que utiliza essa tecnologia, o Apple LED Cinema Display, já utiliza o conector DisplayPort para alcançar resoluções de até 2560x1440 e com mais um cabo de dados ele oferece um HUB USB, áudio e webcam. O Thunderbolt só trocaria dois cabos por um.

Macbook Pro conectado ao Apple Thunderbolt Display

Qualquer troca de padrão no mundo da tecnologia sempre é coberto por controvérsias onde ele é aceito apenas se oferece grandes vantagens em relação à tecnologia anterior a um custo baixo o suficiente pra compensar o investimento na troca de equipamentos, e com o Thunderbolt não é diferente.

O que acha, usuário? Acredita que o Thunderbolt se tornará padrão em um futuro próximo?

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.