Publicidade

Intel, AMD, NVIDIA e MediaTek negociam uso de processo 2 nm da TSMC

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
TSMC / Reprodução
TSMC / Reprodução
Tudo sobre TSMC

Com a TSMC iniciando a produção de chips e semicondutores em litografia de 2 nm (N2) em 2025, mais empresas negociam o uso do processo para seus próximos anos. Entre as principais companhias que fecharam acordo com a gigante dos semicondutores estão Intel, AMD, NVIDIA e MediaTek.

De acordo com um relatório vazado da companhia, a AMD deve ser uma das primeiras a usar o processo de 2 nm em suas CPUs e GPUs - com o acordo contemplando o início da parceria no final do próximo ano. Intel e MediaTek passarão a utilizar a nova litografia logo em seguida, com o rumor apontando para o início da fabricação no 2º semestre de 2026. 

Por último temos a NVIDIA, que usará os chips produzidos pela TSMC em N2 entre o último trimestre de 2026 e o primeiro trimestre de 2027 - provavelmente voltados para uma futura linha de GPUs, sucessora da geração “Rubin” (que virá após a geração “Blackwell”, com estreia prevista para a partir de janeiro, durante a CES 2025).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

É importante mencionar que antes de todas elas, a Apple tem um contrato de exclusividade com a TSMC para fabricação de semicondutores em 2 nm - que deve ser usado para os chips A20 Pro (dos iPhone que serão lançados em 2026) e processadores M5 (iPads, notebooks e Mac que chegam no fim de 2025).

Planos de cada empresa para o N2 da TSMC

A expectativa é que o novo processo de fabricação com litografia de 2 nm da TMSC auxilie a AMD a trazer os novos processadores desktop da arquitetura “Zen 6”, assim como os aceleradores MI400 para inteligência artificial. 

Já em relação à Intel, ainda há muito a ser discutido. Não foi revelado se a geração de processadores desktop “Nova Lake” serão produzidos em N2 ou no processo A14 (1,4 nm) da própria divisão de semicondutores da companhia. No entanto, o acordo ainda assim foi firmado - permitindo que eles tenham opções quando descobrirem o que fazer.

A MediaTek pode ter fechado o contrato para utilizar o processo 2 nm da TSMC em seus processadores mobile Dimensity 9600. 

Um ponto curioso é a ausência da Qualcomm nessa lista, mas alguns rumores apontam que eles seguirão trabalhando com a divisão de semicondutores da Samsung para seus próximos chips - como o processador Snapdragon X para notebooks e os sucessores do mobile “8 Elite” 

Leia outras matérias do Canaltech:

Continua após a publicidade