Publicidade

Fracasso? Snapdragon X tem menos de 1% do mercado de AI PCs

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
(Imagem: Qualcomm/YouTube)
(Imagem: Qualcomm/YouTube)
Tudo sobre Qualcomm

O ano de 2024 foi marcado pela estreia dos AI PCs no mercado de notebooks, com um dos destaques para a Qualcomm e os processadores Snapdragon X. Mas um novo levantamento mostra que a nova tecnologia da empresa não foi tão bem-sucedida assim, conquistando menos de 1% do mercado no terceiro trimestre.

Um novo levantamento feito pela Canalys revela que foram vendidos apenas 720 mil notebooks com Snapdragon X em todo o mundo, o que reprenta 0,8% dos envios globais no período, ficando atrás de soluções da AMD e Intel.

Considerando o mercado de PCs com Windows, os notebooks com os novos processadores da Qualcomm fecharam o trimestre anterior com 1,5% de participação. Por outro lado, se comparado com o segundo trimestre, que foi o período de lançamento dessa linha de chips, o aumento foi de 180%.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

AI PCs já correspondem a 20% do mercado de computadores

Ainda de acordo com a Canalys, a Microsoft liderou as vendas com seus notebooks Surface equipados com Snapdragon X. Já a Dell vem na segunda colocação, seguida por HP, Lenovo, Acer e ASUS vendendo uma quantidade de unidades similares.

No terceiro trimestre de 2024, o envio de AI PCs somou 13,3 milhões de unidades, correspondente a 20% de todos os envios do mercado de PCs em geral, mostrando a força dessas soluções para trabalhos com IA. Esse segmento também é dominado por dispositivos com Windows (53%).

Entre as fabricantes, 31% ainda não têm intenção de oferecer essas soluções mobile para IA, 34% esperam que os AI PCs sejam responsáveis por 10% ou menos de suas vendas.

A responsável pelo levantamento sugere que a adoção por esse tipo de notebook deve ser cautelosa, já que nem todos modelos entregam os 40 TOPS ou mais de desempenho em inteligência artificial exigidos pela Microsoft para PCs com Copilot+. Além disso, vale lembrar que os notebooks AI PC são consideravelmente mais caros que os tradicionais, com especificações mais simples.

Veja mais do CTUP:

Continua após a publicidade

Fonte: Canalys